23 outubro 2010

Enzo’s estão sem receber insulina

Ocuparei este espaço, hoje, para falar de um assunto muito relevante e que deveria ser tratado com muito mais respeito, atenção e delicadeza: o diabetes. Focaremos aqui o caso mais grave: o diabetes em crianças (tipo 1).

Aliás, me parece que quando o assunto são doenças crônicas como esta que abordaremos aqui, as três palavras que citei acima (respeito, atenção e delicadeza) passam é longe da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Já venho acompanhando há algum tempo, no Twitter, o drama e as reclamações da Jeane Melo. Jeane é bastante conhecida dos piauienses, especialmente dos teresinenses, por estar sempre envolvida em boas causas, seja ela no campo publicitário ou nos programas especiais promovidos pela Tv Cidade Verde, onde ela trabalha.

E que drama é este?

É que Jeane tem um filho, Enzo (5 aninhos), uma criança linda, cheia de vida, amor e exemplo a dar, e que sofre de diabetes desde os 9 meses de vida. Como se não bastasse, Enzo contraiu o pior caso desta doença avassaladora: o diabetes tipo 1.

[Pausa para explicar um pouco desta terrível doença]

Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

[Agora que você já se interou do assunto, voltemos a falar do caso Enzo]

Isso que vocês acabaram de ler é apenas uma PEQUENA explicação sobre o diabetes. E o tipo 1, que, como já disse, é o caso do Enzo, vai muito além das palavras e exemplos acima. A Jeane me contou que o Enzo é monitorado 24 horas por dia; 7 dias por semana; 366 dias por ano (no caso do ano ser bissexto).

E o tratamento?

O tratamento e controle das taxas de glicose no sangue são feitos através de injeções de insulina (principal hormônio que regula a quantidade de glicose absorvida pelas células e que é produzida pelo organismo, ou, no caso de quem sofre de diabetes, não é produzida e deve ser injetada para manter a regularidade das taxas de glicose), que são aplicadas muitas vezes ao dia. Quantas vezes forem precisas.

Não é um tratamento barato. A Jeane me relatou que chega a gastar mais de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) com insulinas e o material para aplicação e controle.

E se a Jeane não pudesse arcar com esta despesa?

Bem, de acordo com a lei nº 11.347 (em vigor desde 27 de setembro de 2007), “os portadores de diabetes receberão GRATUITAMENTE, do Sistema Único de Saúde – SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia...”

Oxente! Então por que a Jeane tá gastando esta fortuna toda se a lei ampara quem é diabético e fornece os medicamentos e materiais necessários para aplicação e controle, gratuitamente?

Porque a Fundação Municipal de Saúde não tem um ‘pingo’ de respeito e preocupação com os diabéticos e deixa, costumeiramente, faltar estes medicamentos e materiais tão indispensáveis para as centenas (quem sabe até milhares) de Enzo’s que dependem dele para viver.

A Jeane não se indigna a toa, amigos. Faz mais de 3, TRÊS... TRÊS meses, Sr. Pedro Leopodino (atual Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina), que a Jeane solicitou insulinas para seu Enzo e até agora... NADA! Nem notícia. Ela (Jeane) me falou ainda que já chegou a esperar mais de 6 meses para ter sua solicitação atendida.

É, amigos, agradeçam a Deus por mais isto: não precisar das insulinas fornecidas pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Seis meses. O que poderia acontecer com o Enzo neste espaço de tempo entre a solicitação e o recebimento do medicamento? Bem, vou ter que usar palavras fortes: Enzo poderia morrer ou, na “melhor” das hipóteses, ficar cego e ter membros amputados.

Ficaram arrepiados? Eu fico é INDIGNADO! Indignado com o Sr. Pedro Leopodino, que é médico e sabe o quanto esta doença é AVASSALADORA, e mesmo assim, mesmo à frente da Fundação Municipal de Saúde, “fecha os olhos” ou faz “vista grossa” para o problema. Indigno-me com as pessoas que não agem de acordo com as leis deste país. A Jeane (e tantas outras pessoas) não está pedindo favor, ela conquistou o DIREITO de receber estes medicamentos e materiais, GRATUITAMENTE.

Então é isso pessoal. Espero que alguém da Fundação Municipal de Saúde leia este post (protesto/desabafo) e o repasse para o Dr. Pedro Leopodino e que este providencie, o quanto antes, o fornecimento das insulinas para os Enzo’s que dependem deste medicamento para viver. E que não deixe mais faltar os tais medicamentos.

Abraços!

(*) Obrigado, Jeane, pelas informações. Espero que este post faça tanto barulho quanto os fogos que soltaremos quando o Enzo receber, da Fundação Municipal de Saúde, as insulinas.

2 comentários:

jejerosa 23/3/11  

Tenho um filho de 12 anos, desde os 3 anos de idade ele tem o DM1 ( diabete melitus 1). Ele sempre fez tratamento no IPPMG - HOSPITAL DO FUNDÃO, no RJ- No mínimo, ele faz 4 testes e 4 aplicações de insulina, por dia. O referido Hospital oferece uma insulina regular que não é mais tão adequada para o tratamento. Material para medir a glicose ( aparelhos e fitas), somente são fornecidos para os moradores da Cidade do Rio de Janeiro. NÃO que isso esteja errado! Pelo contrário, esta Prefeitura foi a unica que fez uma parceria com o Hospital. Mas, ... se o Hospital é do Governo Federal, então pq ele não fornece os medicamentos adequados e materiais próprios para o controle da diabetes, para os pacientes cadastrados e acompanhados por essa Unidade de Saúde, que é referência em todo PAÍS????

Anônimo 24/5/11  

queridas,
Tenho um filho de 10 anos que ficou diabetico aos 1 ano e 5 meses e desde então miha vida é só sofrimento.
Custo pra receber os medicamentos pelo SUS.
Entro no foro com pedido de busca e apreenssão e depois Seguestro e ainda demoram meses para receber .Só Deus sabe o que tenho passado.
Força juntas venceremos.

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO