31 março 2008

Barragem Mesa de Pedra - O Paraíso dos Elesbonenses


Vale a pena perder esses 2 minutos e 58 segundos...

Imagem do Dia

Clique na imagem para ampliar (pode ampliar que têm qualidade..rsrs)

De posse do meu celular (Samsung E370) e sua potente câmera de 1.3 megapixels, conseguí flagrar (clicar) um momento raro da Natureza, o momento em que foi possível avistar dois arco-íris ao mesmo tempo no céu da minha linda/maravilhosa/explendorosa cidade de Elesbão Veloso (162 km ao sul de Teresina-Pi). Simplesmente, E-N-C-A-N-T-A-D-O-R...

PS.: Não é fake.. Ainda está no meu celular para posterior comprovação.

Globo: Novidades para 2008 começam na Logomarca

Ufa!!


Demorou, mas eu conseguí passar hoje pro Pc, as fotos da Semana Santa. Aguardem que em breve - muito breve eu diria - o blog vai estar "recheado" de imagens legais. É só ficar espiando...

Té daquí a pouco.. rsrsrs

Celulares que eu já tive...

Acima, as fotos meramente ilustrativas dos celulares que este blogueiro já teve. Que eu lembrei os modelos, foram 13 (treze) contudo, têm ainda mais dois, um Nokia e um Ericsson (não é SonyEricsson, é Ericsson mesmo), que eu não lembrei o modelo nem pela "gota serena". Abaixo, a marca e o modelo correspondente à cada imagem:

  1. Nokia 5120i
  2. Samsung Slim
  3. Motorola V60i
  4. Motorola T190
  5. Nokia 2100
  6. Siemens A52
  7. Motorola C650
  8. Samsung A800
  9. Nokia 1100
  10. Nokia 2300
  11. Samsung X480
  12. Motorola E398 (fiz uma conversão para Rockr Viper)
  13. Samsung E370 (o que eu uso atualmente)

30 março 2008

Nada de Créu, o lance agora é a "Dança do Céu"...


Pra ir pro Céu, têm que ter muita Oração...

Imagem do Dia

Imaginem aí, o pai ou a mãe (não sei quem fez essa "cagada") dessa criança...

29 março 2008

Novidades aquí no Blog

Os mais atenciosos já devem ter visto, mas para quem não percebeu ainda, foi adicionado mais um recurso ao blog: "Cantigas". Agora você encontrará facilmente aquela música que tanto procura. E o mais legal disso tudo, é que além de ouvir, você poderá baixar a música gratuitamente (0800).

A busca poderá ser feita de duas maneiras: ou você coloca o nome do cantor (a) ou o nome da música. Ao clicar em "Procurar", você será direcionado para o site "MP3 Brasil" onde irá aparecer o resultado correspondentes à sua pesquisa.

Espero que gostem da novidade...

Sucessão de erros

O pessoal do MeioNorte.com pode até achar que eu faço por "birra", mas não é. Eu acesso muito o referido portal (e muitos outros do Piauí, Brasil e Mundo) e costumo revirar tudo, não à procura de vacilos (eu juro que não é pra isso) e sim à procura de informações. Infelismente, vez por outra eu me deparo com erros. Alguns eu faço "vista grossa", mas existem casos que não podem passar despercebidos (para o bem de todos e a felicidade do portal).

Hoje, acessando a parte inferior da home do portal, tive a nítida impressão de que aquela parte fôra esquecida pelo pessoal que faz a manuteção e atualização. Me reservo ao direito de não comentar os erros encontrados. Vejam a imagem e tirem suas conclusões:

Clique na imagem para ampliar

Uns evoluem, outros nem tanto...

Alguns sites conseguem evoluir ao longo do tempo e aprimorar conteúdo e layout. É o caso do site da MTV. Vejam:

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Mas existem casos que ficamos a nos perguntar: mudou? o quê? não estou vendo diferença... é o caso do Portal 180 Graus aquí de Teresina. Vejam como está e como deverá ficar após a mudança (?):

Layout atual - Clique na imagem para ampliar

Novo (?) Layout - Clique na imagem para ampliar

Aerografia em Carros


Eu particularmente adoro carros tunados, customizados e coisa e tal e tal e coisa... Encontrei no blog FunFever, algumas muitas imagens de pinturas (aerografias) radicais em carros. Se você também curte essa loucura, dá uma passadinha lá clicando aquí ou na imagem...

28 março 2008

O Provébio e A Culpa


Ctrl + C de: Cometando

O Piauí é a capital de onde mesmo?

Desde quando o Piauí é capital? E Teresina, agora virou nome de Estado? Se vocês não sabem do que estou falando, não se preocupem que eu explico.

Acessando o Portal Costa Norte lá da belíssima/esquecida/sofrida cidade de Parnaíba, extremo norte do Piauí, me deparei com uma pérola daquelas, no melhor estilo "Efrém Ribeiro". Trata-se do seguinte trecho: "Sete capitais do Brasil, inclusive o Piauí" (peraí, o Piauí é capital ou Estado?)... Entenderam agora? Óquei...

Acho que o pessoal do referido Portal precisa voltar a estudar "Geografia do Brasil". O Efrém Ribeiro do Portal MeioNorte.com (Teresina) não está mais sozinho no webjornalismo piauiense.

E a pergunta que não quer calar: será que o repórter da Costa Norte fez estágio junto com o Efrém Ribeiro? Se fez, tomara que não tenha se tornado abstêmico também... Abaixo, a prova do CRIME:

Clique na imagem para ampliar (cuidado! é uma cena forte)

PS.: Outra coisa que eu realmente não entendí, foi essa foto de cemitério. Será que existe o risco de um morto contrair a DENGUE?!

Pérolas.. Pérolas...

Minissérie: Volta às Aulas (Capítulo 09)

Minha Nossa Senhora do iPod... pasmem que ontem teve até briga em plena sala de aula. Foram duas provas: Física e História. O professor (Celso) entregou uma prova de cada vez de maneira alternada, para dificultar um pouco a famosa "pescaria". Assim que o aluno terminasse uma prova, ele entregava a outra. Como diria Amadeu Campos (TV Cidade Verde): "até aí, tudo bem". O problema é que, uma aluna, por motivos desconhecidos porém, suspeitos, cismou que queria receber as duas provas de uma vez só. O professor entregou apenas uma e ela ficou "invocada". O professor pediu que ela respondesse logo uma que em seguida ele entregaria a outra. A prova que essa aluna havia recebido, era justamente a prova de Física (professor Celso). Ela então colocou apenas o nome e entregou a prova, sem responder nada/nadinha/coisa nenhuma. O professor recebeu e logo repassou a prova seguinte (História). Mas, o professor não gostou da atitude da garota e lhe advertiu de que a nota dela seria, "0" (zero). Vocês podem estar pensando que, devido ela não ter respondido nada, seria óbvio que a nota seria essa (zero) e que o professor nem precisava ter falado isso pra ela. Mas têm um detalhe. Existem os pontos qualitativos, ou seja, de acordo com o comportamento e frequência do aluno, isso lhe rende pontos. Mas, nesse caso, rendeu foi uma chamada até a diretoria.

A "zuada" que essa moça fez na sala foi tão grande, que ninguém conseguia se concentrar. Outra aluna pediu que a "colega" escandalosa calasse a boca pois estava atrapalhando os que queriam responder suas provas. Pra quê... Aí foi que essa cidadã fez baderna. O professor tomou-lhe a segunda prova, pediu que ela se retirasse da sala e acionou a diretoria. Não sei no que deu, mas acho que ela deverá pegar um "gancho" por isso. É esperar pra ver...

Pois bem... As duas provas (Física e História) estavam muito boas. Tudo dentro do contexto estudado e estou na esperança de uma nota razoável (aleluia).

Hoje têm mais prova. Um total de três. Serão elas: Inglês, Geografia e... Matemática (esta última é a certeza de uma nota baixa).

Até Breve...

PS.: Este professor que apareçe na foto acima, é o professor Celso. Tirei esta foto dentro da sala de aula sem que ele percebesse.

27 março 2008

Abadá ou Camisa de Time de Futebol??

Boa pergunta essa que meu amigo Gilson Brito fez no blog dele, o Acesso343. É que a nova camisa do time do Parnahyba Sport Club está mais é pra abadá de carnaval. De acordo com Gilson (e as fotos não deixam ele mentir), são mais de 10 patrocínios estampados no novo uniforme do clube. "O escudo do Parnahyba está perdido no meio de tanta publicidade", comenta Gilson.

Fotos: Gilson Brito

Mais fotos e a matéria completa, acesse: www.acesso343.blogspot.com

Cenas do cotidiano alcoólatra...

Beber, cair e se cagar...

O Bebê "gofou"?!

Esse é preparado e têm sono pra mais de metro...

Quer ver mais? Então, clique aquí

A Encantadora Arte de Criar...



***
Já dizia o grande Lavoisier: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Para ver mais imagens como estas, basta clicar aquí...

Minissérie: Volta às Aulas (Capítulo 08)

Pois bem... Como havia dito antes, esta semana é uma semana de provas (menos na segunda-feira). Na terça-feira, tive duas provas. Foram elas: Português e Biologia. A prova de Português foi muito satisfatória e respondí todas as questões. A de Biologia também estava boa, mas não conseguí responder à todas as questões pois faltei algumas aulas da matéria (há esperanças de um 6..rsrs).

Ontem (quarta-feira), tive apenas uma prova, de Química, e essa foi horrível. Desculpem-me a decepção, mas eu só conseguí responder a metade da prova, ou melhor, só as questões objetivas (de marcar, pra quem não sabe).

Ainda tenho provas hoje e amanhã, e a única que ainda está me tirando o sono, é a de Matemática. Se essa não tiver questões objetivas eu "tow ferrado"...

Até breve...

Hoje é o Dia do Circo

Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.


Foto: via Google

26 março 2008

Rir pra não chorar...

Clique na imagem para ampliar

Só o Efrém Ribeiro pra me fazer rir depois da decepcionante final do Big Brother Brasil 8. Lendo um post no blog dele que trata do resultado do BBB8, me deparei com algumas pérolas. Em um trecho do referido post, Efrém cometeu uma gafe ao escrever "Jean Wyllis, vencedor de uma edição do BBB8"(?). Não seria apenas "vencedor de uma edição do BBB", seu Efrém?

Em outro trecho, encontrei algo muito inusitado. No referido trecho está escrito assim: A Rede Globo não queria premiar uma heroína que "apenas como e dorme"... Peraí seu Efrém, você não disse antes que era ABSTÊMICO? E que falta de respeito é esse com a Gyselle?

Pérolas.. Pérolas

Imagem do Dia

Vista noturna da Praça do Japão no Shopping Riverside em Teresina-Pi

25 março 2008

MANIPULAÇÃO??

Vários sites e portais criaram enquetes para saber a opinião do público sobre "quem mereçe ganhar o BBB8". O curioso é que, apenas no site da Uol, a piauiense Gyselle Soares apareçe em desvantegem contra seu concorrente, Rafinha. Nos demais, Gyselle apareçe na frente. O site da UOL contabiliza - até o momento que eu acessei - pouco mais de 1 milhão de votos enquanto que, no portal Terra, são mais de 11 milhões de votos. Na UOL, Rafinha apareçe com 52,84% dos votos contra 47,16% de Gyselle. Isso na UOL, porque no Terra, onde o público têm interagido mais, Gyselle apareçe com 55,20% dos votos contra os 44,80% de Rafinha. Mais um detalhe curioso. Na página principal que trata do BBB no site da UOL, Rafinha apareçe com 56,28% mas, quando você clica em "Enquete" e logo em seguida em "Ver o Resultado", os números são outros. Fica a pergunta: estaria a UOL tentando induzir e/ou confundir o público?

Enquete do portal Terra

Aquí, Rafinha apareçe com 56,28% dos votos

Enquete da UOL (Rafinha não estava com 56,28% ??)

Clique nas imagens para ampliar

Imagem do Dia

Montagem: Manoel Filho

A "
Imagem do Dia", hoje homenageia a piauiense Gyselle Soares que, com muita simplicidade, humildade e carisma, chegou à final do Big Brother Brasil 8. Independentemente de qual seja o resultado, Gyselle já conquistou o maior prêmio, o apoio e a torcida de todo o Piauí, Nordeste, Brasil quiçá, Mundo... Boa Sorte Gyselle!!!

24 março 2008

InDecisão no Big Brother Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada no portal Terra, há um empate técnico na decisão do Big Brother Brasil 8. Gyselle e Rafinha estão a um passo de faturar o fabuloso prêmio de 1 milhão de reais que será pago ao vencedor da oitava edição do reality show. A piauiense já esteve em desvantagem maior mas têm se recuperado e já beira passar Rafinha.

Muita gente se pergunta: por que Gyselle chegou tão longe se ela não fez/faz nada na casa além de comer e dormir? E eu pergunto: o que os outros fizeram?

Para ajudar Gyselle, nossa Cajuína, a ganhar o BBB8, basta clicar aquí e votar, votar, votar...

PS.: Post dedicado à minha mãe, dona Angélica, telespectadora do BBB.

Imagem Raríssima do Dia

Momento raro... Zeca Pagodinho bebendo água (oooohhhhhh)

Leitura Recomendada

Mais uma dica de leitura para os leitores do 100 Eira nem Beira. Abaixo, um pequeno resumo da história contida no livro:

Isso Ninguém Me Tira

Um repentino amor surge na vida de Gabi. Mas ela fica sabendo que o rapaz é também a grande paixão de sua prima e amiga Dora. Para piorar, os pais a proíbem de ver o amado. Mas nem só de problemas vive a adolescência. Enquanto luta por seu amor, Gabi aprende a defender também seus sonhos e suas idéias. E acaba descobrindo a necessidade do trabalho e o prazer da independência...

A autoria do livro é de Ana Maria Machado.

Ana Maria Machado já escreve há 33 anos e já publicou mais de 100 livros no Brasil e em mais de 17 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos.

Clique aquí ou na imagem para comprar o livro


Por que ela chegou até a FINAL?

Em seu programa diário, o Mais Você, Ana Maria Brega, digo, Braga, questionava juntamente com Marcos, Thatiana e Natália, o fato de Gyselle ter chegado até a final do Big Brother Brasil 8. "O que ela fez para chegar até a final"? "Por características pessoais não pode ser, porque ela não fez nada", indagou Ana Maria.

Ora pois, Ana Maria. O que Gyselle fez foi ser sincera, verdadeira... O que você queria que ela tivesse feito? Transado com o Marcelo? Se embriagar e falar um monte de bossalidades? Se juntar a um grupinho e pegar no pé de quem não aderisse ao "movimento"? Ficar falando que transou na chuva, na varanda da casa, no elevador... Tenha santa paciência! O Big Brother é um jogo de RE-SIS-TÊN-CIA e Gyselle têm resistido desde o começo quando foi indicada para o primeiro paredão desta oitava edição do programa (começo do complôr). Foi motivo de chacota por não falar corretamente algumas "muitas" palavras, como se todos alí fossem perfeitos e não cometessem erros de português. Mesmo com todos contra e se finjindo de "amigos", caçoando dela o tempo todo, ela manteve o bom humor e até riu dela mesma.

É por isso que ela chegou até a Grande Final... Óquei?!

Clique aquí para votar em Gyselle, nossa "Cajuína Cristalina".

PS.:
Se você gosta de ver PUTARIA, Ana Maria Braga, procure outro programa para assistir...

Tropa de Elite: "Rap das Armas" em versão "ilustrada".


Muito legal esse vídeo... Vale a pena conferir!

Ví no O Buteco da Net

E a vida continua...

23 março 2008

DOMINGO DE PÁSCOA

No início do cristianismo, como a Celebração Pascal celebrada no Sábado Santo durava até a madrugada não existia uma liturgia própria para o Domingo. Somente após a reforma de 1955 foi que o Domingo de Páscoa passou a ter um caráter verdadeiro.
Em uma celebração muito alegre, a comunidade se reúne para exaltar Jesus Cristo que venceu as barreiras da Morte e convida todos a Ressurreição.

Textos Extraídos de: Paróquia da Ressurreição

Imagem do Dia

... e no terceiro dia (domingo), Ele (Jesus Cristo) ressuscitou e voltou para o lado de seu Pai (Deus)...

22 março 2008

Festa do Sábado de Aleluia

Hoje acontece, a partir das 22 horas, a tradicional festa do Sábado de Aleluia do CRE (Clube Recreativo Elesbonense) e a animação ficará por conta da banda cearense "Forrozão Pegada Quente".

O clima na "Terra do Bode" é de pura alegria. Muita gente está "aquecendo as turbinas" nos vários bares da cidade e a expectativa é de que seja uma festa inesquecível para muitos.

A expectativa do organizador do evento, Evaldo Barbosa, é de casa cheia, haja vista que, a festa na cidade de Elesbão Veloso é a mais tradicional da região, atraindo gente de várias localidades vizinhas.
***
Pense numa pessoa que vai dançar (se achar com quem, lógico)...

O Sábado Santo ou, Sábado de Aleluia

SÁBADO SANTO

É chamado de Vigília Pascal, ou Sábado de Aleluia.
No início do cristianismo, o Sábado Santo não tinha liturgia, e a eucaristia não era celebrada. Nesse dia, havia apenas o último exorcismo solene feito pelo bispo. No século II, a Vigília Pascal era marcada pela celebração da palavra, o batismo e a celebração eucarística.
A partir do século IV, teve início a celebração do Sacratíssimo Tríduo do Senhor Crucificado, Sepultado e Ressuscitado. A utilização da expressão Tríduo Pascal só passou a ser usada em 1930.
Mais tarde, no século VII, a Vigília Pascal passou a ter início na tarde do Sábado e a eucaristia era celebrada no começo da noite. As leituras começavam a partir das duas horas da tarde, havia a benção do fogo e o canto "Exulted".
Por se passar em plena luz do dia, essa celebração passou a ter um caráter negativo pois falava em "feliz noite". Assim o Papa Pio V proibiu a celebração da eucaristia durante a tarde, e algumas pessoas passaram a realizar a Vigília no Sábado cedo. A fim de extinguir o conceito da festa, o Papa Urbano VIII acabou com a popularidade da Vigília.
Todas essas proibições fizeram com que as celebrações sofressem mudanças radicais com a reforma litúrgica de Pio XII e o Vaticano II. Antes da reforma, a primeira parte da liturgia era reservada quase somente ao clero, aos ministros e a um pequeno grupo de convidados. Somente depois das reformas, as celebrações tomaram outro caráter.
Segundo antiquíssima tradição, esta noite deve ser comemorada em honra do Senhor, e a Vigília que nela se celebra, em memória da noite santa em que Cristo ressuscitou, deve ser considerada a mãe de todas as santas Vigílias (Sto. Agostinho). Pois nela, a Igreja se mantém de vigia à espera da Ressurreição do Senhor, e celebra-se com os sacramentos a Iniciação cristã.
Toda a celebração da Vigília Pascal se realiza de noite; mas de maneira a não começar antes do início da noite e a terminar antes da aurora do Domingo. Esta Vigília é o cume do ano litúrgico.
A noite do Sábado Santo passou a ter as seguintes partes:
A Celebração da Luz - Realiza-se perante a fogueira acesa, na qual se acende o círio pascal. A reunião dos fiéis ao redor da fogueira manifesta a participação comunitária. A antiga tradição de acender a fogueira através do atrito entre pedras tem a ver com a alusão a Cristo, que é a pedra angular e que, do túmulo escuro de pedras, nasce como luz para o mundo.
A Celebração da Círio - O Círio Pascal nasce da tradição de iluminar a noite com tochas de fogo ou muitas lâmpadas. Elas representam o Senhor ressuscitado como luz nas trevas humanas. Seguir o Círio Pascal em procissão tem grande valor simbólico, pois representa o seguimento, pois representa o seguimento de Jesus, que se apresenta como a luz do mundo e lembra o povo de Israel que seguia Moisés na escuridão em busca da libertação, iluminando somente pela fé em Javé.
A Liturgia da Palavra - Nove leituras bíblicas, sendo sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento (epístola e evangelho), que podem ser diminuídas por razões pastorais. Todas estas leituras são entremeadas por salmos ou cânticos, que devem ter, além da proclamação de seu conteúdo específico, a função de dinamizar e animar a assembléia celebrante.
A Liturgia Batismal - A Igreja, desde os primeiros séculos, ligou a celebração do batismo à noite pascal, pois esta foi sempre a celebração, por excelência, da realização do batismo na comunidade cristã primitiva.
A Liturgia Eucarística - É o coração da vigília pascal. Embora as circunstâncias das comunidades urbanas sejam menos propícias, por questão de transporte e mesmo de violência, muitas comunidades rurais ou de bairros realizam um ágape ou uma confraternização após a celebração da vigília, para comemorar e celebrar de forma festiva este acontecimento fundamental da fé cristã. Quando preparado pela equipe de liturgia ou pelos membros da comunidade, deve-se estimular a participação de todos, pois este evento constitui parte integrante da celebração.

Imagem do Dia

Túmulo onde teria sido colocado o corpo de Jesus Cristo após sua morte

21 março 2008

A Sexta-feira SANTA

SEXTA-FEIRA SANTA

Na Sexta-feira Santa (também conhecida como Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira Maior) a Igreja celebra esse dia como a Morte do Senhor. É um dia de respeito, silêncio e simplicidade quando se deve recordar e compreender a dor e o sofrimento de Jesus, e refletir sobre a absolvição de todos os pecados da humanidade.
Atualmente, não se celebra a Eucaristia porque a Igreja não realiza missas ou qualquer sacramento nesse dia. A celebração é dividida em Paixão Proclamada, com a liturgia da palavra; Paixão Invocada, com a solene oração universal, realizada pela Igreja para as comunidades do mundo inteiro; Paixão Venerada, com a adoração da cruz, local onde está centrada as dores de Jesus; e Paixão Comungada, com a comunhão eucarística.
É nesse dia também que lê-se o relato da Paixão e se faz as procissões da Via-Sacra - ou Caminho da Cruz, com as suas quinze estações, em grandes preces pela Igreja pelo mundo, e a seguir, a adoração da Cruz.

Imagem do Dia

Jesus é traído por um de seus discípulos, Judas Iscariotes, com um beijo...

20 março 2008

Aviso aos Navegantes

Hoje, Quinta-feira santa, este blogueiro estará "pegando" estrada rumo à cidade de Elesbão Veloso (Piauí), minha terrinha natal. Ficarei lá até domingo. Contudo, o blog não deixará de ser atualizado um dia se quer. Portanto, não deixem de dar a "passadinha" diária pelo blog, pois estará sempre com novidades...


A todos, um excelente feriado e uma ótima Páscoa!!!

Do Domingo de Ramos à Quinta-Feira SANTA

DOMINGO DE RAMOS

No Domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado.
O Domingo de Ramos foi instituído, desde o século IV, como uma maneira de recordar a entrada de Jesus de Nazaré na cidade de Jerusalém.
Vários outros costumes foram empregados ao Domingo de Ramos, porém foi somente na segunda metade do século VII que o Vaticano restaurou a ordem dos Domingos da Quaresma.
Atualmente, a Celebração de Ramos tem dois momentos: o primeiro, em que é feita a Bênção dos Ramos e, o segundo, onde é realizada uma missa, sendo que neste momento é feita uma reflexão sobre a Morte e Ressurreição do Senhor. Ao final da Celebração, os ramos de oliveira ou palmeira são abençoados e levados pelos fiéis para serem colocados em uma cruz nas suas casas ou sobre alguma tumba no cemitério, como um sinal de compromisso com Cristo e simbolizando a força da vida e a esperança da ressurreição.
O Domingo de Ramos não é um dia apenas de contemplação, mas sim, um dia de se entregar ao caminho de Cristo e se alegrar com a chegada dele em sua vida. É nesse Domingo que a Igreja vive dois mistérios da vida de Jesus: o primeiro é representado pela procissão de ramos e relembra a entrada de Cristo em Jerusalém; o outro é a Paixão de Jesus, que vai continuar sendo celebrado durante a Semana Santa.
Na Bíblia a chegada de Jesus a Jerusalém é contada nos Evangelhos de São Mateus 21, 1-11; São Marcos 11, 1-11; São Lucas 19, 28-44 e São João 12, 12-19.

SEGUNDA, TERÇA E QUARTA-FEIRA SANTAS

A Segunda e Terça-feira da Semana Santa não remontam aos primeiros tempos da liturgia da Igreja Católica.
Porém, na Quarta-feira Santa duas celebrações faziam parte da programação: pela manhã, uma reunião comunitária simples com a liturgia da palavra e, ao anoitecer, uma missa.
Segundo os princípios da Igreja, esses três dias são uma preparação para o Tríduo Sacro, ou seja, para os dias da Crucificação, Morte e Ressurreição de Jesus.

QUINTA-FEIRA SANTA

O significado da Quinta-feira vem ao longo dos séculos, evoluindo, principalmente devido às reformas litúrgicas introduzidas pela Igreja.
Na Igreja Romana, até o século VII, a Quinta-feira Santa marcava o fim da Quaresma e do jejum penitencial, e o início do jejum na espera da Ressurreição do Senhor, a partir da Sexta-feira. Durante a manhã, a Igreja Romana só realizava a reconciliação dos penitentes e não havia a Ceia do Senhor. A partir do século VII, em Roma, eram realizadas três missas, sendo uma pela manhã, outra ao meio-dia e outra à noite.
Em meados do século V, o ritual do Lava-pés passou a ser realizado em Jerusalém.
A liturgia da Quinta-feira Santa ainda sofreu dois acréscimos, um deles foi a criação de um "tabernáculo provisório" com a função de transportar o que restou da espécies sagradas, seguindo um ritual de honra. Esse tabernáculo foi considerado pela devoção popular como sendo o sepulcro de Cristo.
O outro acréscimo estabeleceu que o altar não deveria conter toalhas, flores e ornamentos a fim de representar o Despojamento de Cristo na Cruz. Alguns séculos depois as reformas continuaram. Uma celebração eucarística foi acrescentada ao início da noite, pelo Papa Pio XII, em 1955, representando a Ceia do Senhor.
A benção dos santos óleos, realizada na manhã da Quinta-feira tornou-se um dia sacerdotal em que os sacerdotes renovam suas promessas.
A cerimônia do Lava-pés foi uma outra celebração exigida pelo Concílio de Toledo (634) e recorda o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos, e a dizer: "Sede assim uns com os outros" - significando que devemos servir uns aos outros, com total humildade, gratuidade e amor.
Ao final da missa da Quinta-feira Santa há a cerimônia de adoração ao Santíssimo Sacramento, geralmente com o tradicional canto em latim Tantum Ergo, ou Pange Língua em latim ou em português.

A Origem da SEMANA SANTA

A origem da festa está nos costumes judaicos. Inicialmente era a festa da passagem das pastagens. O rebanho era levado de um pasto fraco para um pasto de capim viçoso. Chamava-se "Dia da Páscoa".
Esta festa existe antes de Moisés. Ela se combinou com a festa dos ázimos expressando o momento em que o povo de Israel passou para a agricultura, e então celebrava esta festa no princípio da colheita. O texto fundamental da narrativa da páscoa judaica está no livro do Êxodo (12, 1-13) e descreve a luta de Javé pela libertação de seu povo da escravidão do Egito, para levá-lo sobre suas asas ao encontro do Sinai e da Aliança. É uma festa de família, celebrada na noite de lua cheia no início da primavera, no 14º dia do mês das espigas, que depois do exílio, passou a se chamar Nisan.
As comunidades neotestamentárias celebravam o Mistério Pascal juntamente com a festa da Páscoa judaica. Os cristãos da Síria e Ásia Menor celebravam o mistério no dia 14 do mês Nisan, independentemente de um dia certo da semana e, em Roma, na maior parte das igrejas, o mistério era comemorado no domingo seguinte ao 14 de Nisan. Essa controvérsia quanto a data correta de comemoração do Mistério Pascal dificultava a unificação da Igreja.
A fim de diminuir as disputas sobre essa data, em 325, o Concílio Ecumênico de Nicéia prescreveu que a Páscoa deveria ser celebrada no domingo depois da primeira lua cheia da primavera daquele hemisfério, evitando assim, que ela fosse comemorada no mesmo dia da Páscoa judaica. Mais tarde, surgiu a necessidade de estabelecer uma data para essa comemoração, em função do estreitamento dos povos das mais diversas regiões.
Por causa disso, o Concílio Vaticano II estabeleceu um código que tinha como objetivo dar à festa da Páscoa um Domingo determinado e estabelecer um calendário fixo.
Com o tempo, a palavra Tríduo Sacro (Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor) foi adotada, constituindo assim, o núcleo da celebração do Mistério Pascal que, juntamente com o Domingo de Ramos e os três dias que o seguem constituem a Semana Santa. É nela que ocorre a preparação espiritual mais próxima da grande festa da Ressurreição.
A Semana Santa, que inclui o Tríduo pascal, visa recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém. Os ritos especiais da Semana Santa, isto é, a bênção e procissão de ramos, a transladação do Santíssimo Sacramento depois da Missa da Ceia do Senhor, a ação litúrgica da Sexta-feira da Paixão do Senhor e a Vigília pascal, podem celebrar-se em todas as igrejas e oratórios. Mas convém que, nas igrejas que não são paroquiais e nos oratórios, sejam somente celebrados se puderem ser realizados dignamente, isto é, com número conveniente de ministros, com a possibilidade de se executar ao menos algumas partes em canto, e uma suficiente freqüência de fiéis. Senão, conviria que as celebrações fossem realizadas somente na igreja paroquial e em outras igrejas maiores.
Um domingo antes da Páscoa é celebrado o Domingo de Ramos.

Ctrl + C de: Paróquia da Ressurreição

Blog do Noblat: Quatro anos de $UCE$$O


Hoje, 20 de março de 2008, o Blog do Noblat (ícone da blogosfera brasileira), está completando 4 anos no ar, digo, na rede. De lá pra cá, muita coisa mudou, principalmente o Layout. Clique Aquí ou na imagem para acessar o Blog do Noblat, e veja um pouco da história do blog e do jornalista.

Imagem do Dia

Fotografei essa flor (que eu não sei o nome) na casa de um tio meu...

19 março 2008

O Piauí, Periferia?

Pedro Bial, jornalista e apresentador do reality show Big Brother Brasil, chamou o Piauí de "periferia do Nordeste". Que o Piauí é atrasado, isso não há a menor dúvida. Mas hoje, atendendo ao pedido de um amigo, acessei o site do Detran-Maranhão e me deparei com um verdadeiro atraso virtual. A página é simplesmente "horrível" e de "péssima" navegação. Abaixo, um print-screen da página do Detran-Maranhão e do Detran-Piauí para que possamos fazer uma breve comparação:

Razoável página do Detran-Pi

Horripilante página do Detran-Ma

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO