30 outubro 2010

Tréplica (Enzo's estão sem receber insulina)

A Jeane Melo me perguntou se ela teria direito a uma tréplica logo após ler a resposta da Fundação Municipal de Saúde sobre o caso da falta de insulinas na FMS. Lógico que tem, Jeane. Este blog pode não ser famoso, mas democrático, sim! Vejam (e leiam) a tréplica da Jeane:

Oi, Manoel!
Mais uma vez, parabéns pelo texto e obrigada pelo espaço! Vi aí a "defesa" da Fundação Municipal de Saúde e lamento mais uma vez que as coisas sejam tratadas dessa forma. É até meio hilário vê-los "falando" de leis como se elas valessem de fato. Até outro dia a FMS dava Roacutan para gente que queria ficar com a pele em dia, sem acne. Aliás, uma medicação caríssima e com objetivo puramente estético. Agora eles aparecem com essa história de que a insulina do Enzo, que serve para garantir a VIDA dele, é especial e difícil? Se o seu filho fosse picado para tomar insulina até 5 vezes ao dia, você não ia querer a melhor agulha e a melhor insulina? Vale esclarecer que, fora as furadas na hora da insulina, tem ainda as várias picadas diárias na realização das glicemias. Vamos ser, no mínimo, sensíveis, não?
As pessoas, infelizmente, não tem cultura pra reivindicar e muitas até desistem da medicação da Fundação Municipal de Saúde, porque ele amam "matar um no cansaço".Eu só quero dar qualidade de vida ao meu filho, o que é muito difícil pra quem tem essa doença. E mais, tenho esse direito de querer e as outras mães de diabéticos também. Muitas nem sabem que podem solicitar e que devem sim serem atendidas. Em São Paulo, por exemplo, as coisas funcionam de verdade, tem até gente saindo daqui para terem os direitos respeitados por lá. A esposa de um diabético confidenciou isso pelo twitter esses dias. Em Caxias-MA, a prefeitura paga não somente todo o tratamento, como a despesa de transporte para acompanhamento médico em Teresina. Isso mensalmente, sem falhas, inclusive oferecendo a tal insulina especial. Conheço também uma mãe em Recife que recebeu do SUS a famosa Bomba de Infusão de Insulina - o que de há de mais sofisticado em tratamento para diabetes, e que custa em torno de R$ 11.000,00, fora a manutenção. Olha só que maravilha!
É muito fácil falar quando não se vive o problema. A desculpa da vez é FALTA DE VERBA. Ninguém da FMS fala de leis... Então, digamos que a FMS não tenha a tal insulina em questão, que tal liberar o resto, tirinhas e agulhas? Isso já ajudaria. E muito. O negócio é que esse problema é sério e é sim vivenciado por muita gente. Não se trata de uma confusão promovida por uma mãe cheia de frescura, como ficou nitidamente apresentado no texto da defesa. Lamentável!
O problema é falta de vontade mesmo: doencinha séria e sem cura, pelo visto. Não há medicação pra isso, mas pelo menos não leva ninguém a cegueira, amputação de membros, insuficiência renal. Sorte a dos gestores e coitados dos diabéticos! Tem outra questão, é melhor investir em medicação - especial ou não - ou esperar os efeitos devastadores do diabetes mal controlado que onera os cofres públicos cada vez mais?
Vale só acrescentar que é difícil acreditar na administração pública que, na hora de sonegar medicação, se agarra às leis, mas na hora de cumprir o básico, como a coleta de lixo, se perde. Seria esse um dos deveres dos administradores do município, não é? Esse tema virou polêmica, ganhando espaço em todas as mídias por afetar diretamente a vida e o dia a dia de toda a população teresinense. Ela pressionou e a solução apareceu. Mas quantos diabéticos Tipo 1 há em Teresina mesmo, hein? Concluindo, é fácil desdenhar da minoria e, mais fácil ainda, é dar uma boa desculpa.
Só espero de Deus muita saúde para eu e meu marido continuarmos nessa luta injusta!

Só para finalizar, deixo os dois primeiros parágrafos do Artigo da Lei n° 11.347 de 27/09/06, a jornalista da FMS havia colocado apenas o primeiro:

§ 1o O Poder Executivo, por meio do Ministério da Saúde, selecionará os medicamentos e materiais de que trata o caput, com vistas a orientar sua aquisição pelos gestores do SUS.

§ 2o A seleção a que se refere o § 1o deverá ser revista e republicada anualmente ou sempre que se fizer necessário, para se adequar ao conhecimento científico atualizado e à disponibilidade de novos medicamentos, tecnologias e produtos no mercado.

O segundo parágrafo fala da evolução do tratamento. Que atualização na lista de medicamentos está sendo realizada no momento? O que a Fundação Municipal de Saúde tem feito para melhorar a qualidade de vida e o tratamento dos diabéticos?

[Para quem quiser saber mais sobre a lei, segue o link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11347.htm ]

Obrigada mais uma vez, Manuelzinho!

Jeane Melo - Jornalista e publicitária
Mãe do Enzo, hoje com 5 anos, diabético desde os 9 meses de vida.

Mas uma vez, quero deixar bem claro ao pessoal da FMS, que o blog está aberto para explicações.

1 comentários:

George Lima 1/11/10  

Gente, é de emputecer qualquer cristão. Aliás, isto acontece em todos os lugares. Eu fiquei chocado com a capa de Época mostrando um garoto de uma favela carioca que morreu por as três instâncias governamentais municipio, estado e gov. federal brigavam pra saber a competência de quem forneceria um cilindro de oxigênio para o garoto. Detalhe: A Justiça já havia decretado ganho de causa para ele. É ridiculo, Sr. Pedro Leopoldino e sr. Elmano Ferrer, que situações desta natureza aconteçam. Demitam os idiotas que lotam as cadeiras da prefeitura e não fazem nada. A gente não está pedindo favor não. A gente quer o dinheiro que pagamos suas mordomias de volta em serviços e principalmente em dignidade. (Prontofalei). Revolta muito ver uma mãe desesperada com o bem-estar do seu filho. Se depender de mim, a briga também é minha Jê. Xero.

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO