08 janeiro 2009

Protestos já!

O prefeito Silvio Mendes, demonstrando todo o seu amor e compaixão com os trabalhadores de Teresina, e sendo ainda mais solidário com os “pobres” empresários das empresas de transporte de passageiros da cidade, autorizou, antes mesmo de começar o segundo mandato, o aumento (abusivo) nas passagens dos ônibus coletivos. Uma espécie de “presente de Grego” para o povo que lhe concedeu o direito de administrar a capital do Piauí por mais 4 anos. Quase 10% de aumento que foi baseado, de acordo com ele e sua acessoria, em planilhas de custos.

E o que consta nessa tal “planilha de custos”? Não sei. Mas, de acordo com trechos dessa reportagem, nela (planilha) há uma alegação de aumento de impostos e redução do número de passageiros e “todos os gastos”.

Diminuição do número de passageiros. Essa é ótima. Eu ainda dependo deste decadente e ultrapassado (cadê os terminais integrados?) sistema de transportes de Teresina e, se o prefeito e/ou empresários alegam “diminuição do número de passageiros”, então tem alguma coisa errada. Os ônibus devem ter diminuído de tamanho também. Sim, porque o aperto – e bote aperto nisso – é o mesmo. Todos os dias.

Sei que muita gente está preferindo pagar um consórcio ou financiamento de uma moto. Tá certo. Se levarmos em consideração o custo benefício, torna-se bem mais barato mesmo. Não precisa ficar 30, 45, 60 minutos em uma parada à espera de um ônibus que, em 90% dos casos e devido à demora, vem “intupetado” de gente, e você bota um pé no degrau, olha para aquela aglomeração, sente aquela “catinga de suvaco” horrível, cria coragem, coloca o outro pé no degrau e sobe...

Bem, mas quem não pode pagar um consórcio/financiamento ou não quer por conta dos constantes acidentes envolvendo motocicletas, tem de apelar para os coletivos mesmo. E são ROUBADOS. Sim, ROUBADOS. É um ROUBO o preço de R$ 1,75 na passagem de ônibus coletivo de Teresina se levarmos em consideração o percurso destes. Isso sem contar que, nós não temos terminais integrados, lembra?

Tenho um amigo que é casado e mora na zona sul de Teresina. A mãe dele e irmãos, moram na zona leste. Ele me falou que, ele e sua esposa e filhos (dois filhos), nunca vão juntos até a casa de sua mãe por conta do custo do passeio em família, sair “salgado” demais, haja vista que ele depende de dois ônibus só para chegar até o destino. Os dois filhos dele são maiores de 10 anos e, portanto, já pagam passagem. Para ir e voltar com a família, esse meu amigo teria de desembolsar R$ 28,00 só com passagens. E olha que nem é tão longe. Por isso, um final de semana vai ele e a mulher e no outro vão os filhos...

É justo, dotô Silvio Mendes?

Quando foi anunciado esse aumento na tarifa dos ônibus coletivos de Teresina, lembro-me ter visto uma reportagem onde um jovem, integrante de uma dessas agremiações de estudantes secundaristas, disse que eles (estudantes) não aceitariam, iriam protestar, iriam parar (e provavelmente depredar, o que eu acho errado) os ônibus, e coisa e tal... E aí?! A passagem aumentou. Vão ficar parados, de braços cruzados, engolindo os “dados” dessa tal planilha?

0 comentários:

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO