10 novembro 2008

A idiotização da infância.


Ops!! Olha só quem resolveu dar as caras por aqui!!rsrs

Pois é. Resolvi fazer uma visita para colcar mais um de meus textos falando de alguma coisa que me chamou atenção e que me fez querer arrancar os cabelos, o que eu tento absurdamente controlar porque, ora, eu gasto uma fortuna com xampu!!

Bem, a questão da vez é: O que será que está acontecendo com as nossas crianças? Outra pergunta: Elas estão ficando burras?

Eu sei... é uma pergunta muito dura. A palavra "burra", é muito forte para se aplicar à uma criança, quando estes são os seres que aprendem com mais facilidade tudo é que é ensinado a eles. Estudos científicos conprovam isso, todo mundo sabe, não há como negar... Ou há?

Eu não sei. Eu gostaria mesmo de saber. Porque simplesmente, não é o que eu estou conseguindo ver.

Eu ensino crianças, vocês sabem, eu já disse aqui. Então, a cada dia que passa, eu percebo a grande diferença entre as crianças de hoje e os meus coleguinhas de Ensino Fundamental, da época em que eu estudava.

Alunos desleixados com os estudos sempre fizeram parte da vida dos professores mas, da forma com que ocorre hoje, eu, sinceramente, nunca achei que fosse possível.

A palavra desleixado... poxa, ficou terrivelmente "engraçadinha", em se tratando desses pequenos. Eles simplesmente não se esforçam! Não querem pensar! Por mais que a gente tente e incentive pra que eles façam. É como se eu tivesse pequenos robôs em sala de aula, que acordam cedo todas as manhãs, se vestem e vão para a escola, sentam em suas carteiras e desligam aquele pedaço maravilhoso do cérebro, sobre o qual os cientistas tanto falam. Aquele que faz com que elas aprendam muito mais rápido do que qualquer ser que já tenha passado dos 15 anos.

Elas desligam mesmo e fazem a professora ficar maluca (no caso, eu). E se eu mesma já me defini como Doida da Lua, pelo amor de Deus, é de se assustar que eu tenha que mudar meu apelido para Esquizofrênica da Lua!!

Frustração é um dos piores sentimentos que se pode ter. Eu fico frustrada porque não é um trabalho que eu possa fazer sozinha. Tem que ser um processo coletivo que envolva pais, professores, alunos, escola, meios de comunicação. Enfim, tudo o que influencia direta ou indiretamente na educação destes pequeninos.

Eu sei, eu sei... Isso é tipo, totalmente utópico! Fala sério! Por que a Globo deixaria de exibir todos aqueles Digimonstrinhos-e-japoneses-assassinos-que-se-atacam-com-murros-e-pontapés-até-a-morte, para ensinar coisas legais para as crianças? Por que a mídia vai trocar os seus programas imbecis e idiotizantes para colocar coisas mais... (argh!) educativas? Por que a TV Cultura tem bem menos audiência que as outras emissoras com todos aqueles programas iguaizinhos que não fazem mais nada além de tomar conta da vida alheia e tentar te vender produtos absolutamente inúteis e de preços abusivos que você nunca vai realmente usar?

E agora eu estou falando como Comunicóloga. Estou falando como uma pessoa que estudou 5 anos e no meio do caminho já se desinteressou por fazer parte de um complô para manipular as pessoas sem que elas saibam disso e se sintam muito espertas.

Os tempos estão mudando. Seria essa a hora de direcionarmos um olhar mais cuidadoso para a forma de educação das nossas crianças?

Quer dizer, a educação é feita, ainda, praticamente como era há muitos anos atrás, com mudanças inexpressivas, principalmente em se tratando de escolas públicas ou particulares com menor poder aquisitivo.

É preciso uma Revolução Educacional (mais utopia...)! Urgente! Temos que começar o mais cedo possível, antes que seja tarde. E o início disso tudo deve ser em nossas próprias casas.

O professor e a escola devem ser vistos como aliados e não como únicos responsáveis pelo (in)sucesso dos filhos.

Ninguém consegue nada sozinho. Então, num esforço conjunto, devemos cuidar mais da educação dos pequenos brasileiros.

É isso aí!!

3 comentários:

Manoel Filho 11/11/08  

Eu sou meio... suspeito pra falar, né Lanussa?! Mas é verdade, eu A-D-O-R-E-I o texto e o assunto abordado. Realmente, Lanussa, eu também acho que nossas crianças estão mais "desligadas". Não se interessam, de fato, em aprender alguma coisa útil, porque é mais fácil aprender beijar, namorar, conquistar uma menina ou um menino... Essa nossa mídia (em especial a televisiva) idiota e manipuladora, prioriza mostrar imoralidades (sexo, vigança, traição...) e nossas crianças, que são os alvos mais fáceis, são atingidas em cheio...

Bem, não sei se falei coisa com coisa mas, o que eu gostaria de dizer é: eu tow com você e não abro!

Jonathas 12/11/08  

Também concordo com você Lanussa, parece que as crianças de hoje são mais "desligadas" que as do nosso tempo de criança, eu como profissional de saúde posso dizer que uma boa parte desse "desinteresse" vem em decorrência de patologias que muitas vezes passam desapercebidas por serem bastante sutís, coisas que podem ir desde uma perda auditiva de grau leve, distúrbio no processamento auditivo, etc, ou até mesmo uma simples e melequenta rolha de cera no ouvido da criança, mas isso não acontece com a maioria absoluta de nossas crianças, porém existe um mal que vem se alastrando e atinge todas as camadas sociais é a terrível mazela popularmente conhecida como 'falta de amor e atenção dos pais', isso é terrível, quanto menos amor a criança recebe, mais obscuro se torna o futuro dessa criança.

Resumindo...

faço minhas as palavras do Manoel. Tow com você e não abro!rsrsrsrsrs

Lanussa Ferreira 12/11/08  

É isso mesmo, Jonathas: "falta de amor e atenção dos pais." Estou cansada de ver isso em sala de aula. As crianças chegam com o material incompleto, com o dever sem fazer... Poxa! São crianças! Tem que ter um acompanhamento depois que elas saem da escola. Mas eles parecem não estar nem aí. E eu só posso ficar muito triste com isso. Não posso fazer nada sozinha também...

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO