11 junho 2008

Viva as diferenças!


Quero pedir desculpas aos meus queridos leitores por não ter postado, na semana passada, nenhum artigo no qual eu dou minha opinião impertinente e não solicitada sobre assuntos que eu mesma escolho seguindo o critério... da minha vontade mesmo.

O fato é que eu estava com TPM e sem nenhuma inspiração porque, afinal, nesses períodos, o meu cérebro fica no lugar do meu útero e meu útero toma o lugar do meu cérebro, de modo que nenhum dos dois consegue desempenhar as novas funções.

Mas, isso é bobagem, não é mesmo? Porque, ora, nós só ficamos por três ou quatro dias, como vocês homens, são o tempo todo. Brincadeirinha! Só pra descontrair o ambiente...

Agora essa tal de TPM passou e eu voltei a raciocinar direito e fomular pelo menos uma frase com sentido completo. Ufa! Já não era sem tempo.

Então, durante a semana passada, vários assuntos me chamaram a atenção mas, eu não consegui escrever sobre nenhum deles. E agora que tudo já voltou para o seu devido lugar, é hora de voltar ao batente.

Eu acho que todo mundo acompanhou o caso dos sargentos gays. Eu vi algumas coisas na TV. Não gostei nenhum pouco do que vi. E uns dias depois eu estava passando do quarto para a cozinha e parei na frente da televisão para acompanhar um matéria sobre o preconceito sofrido pelos homossexuais, mais especificamente, nas forças armadas.

Quero deixar bem claro que, não estou aqui para falar mal do exército brasileiro, embora não tenha nenhuma simpatia. Ora, nós já vimos várias notícias de como eles gostam de tratar os rapazes que vão lá para servir a pátria e as práticas usadas para torná-los MACHOS de verdade. Francamente, isso me deixa nauseada.

Eu vi a prisão do sargento em uma emissora de TV. Vocês prestaram atenção na quantidade de homens armados que havia lá fora, esperando por ele? Sinceramente, dá vontade de dar risada. Porque é isso que a gente faz quando vai ao circo e, convenhamos, aquilo ali era um circo.

Mas eu não quero falar aqui unicamente desse caso, mas de uma forma geral. Preconceito é uma coisa muito feia. Todo mundo sabe disso. Mas nós somos pessoas preconceituosas mesmo assim.

Discriminar uma pessoa por ela ter uma opção sexual diferente da sua é uma tolice das mais absurdas. E é absurda porque, não é isso que vai te dizer como é o caráter daquela pessoa. Poxa! Há coisas mais produtivas com que se ocupar! Ninguém tem nada a ver com a vida íntimas das outras pessoas e no resto, elas podem fazer tudo o que você faz, e até melhor.

Eu tenho amigos gays. Tenho amigOs, homens, que têm amigos gays. Isso não muda em nada a orientação sexual deles. Não é nenhuma doença contagiosa que você pega de repente. Se você acha isso, meu amigo, no mínino quer dizer que já existe uma certa tendência porque, ele já se decidiu, o problema aí, é contigo.

Acho essa relação das diferenças, uma coisa muito bonita. Acho bonito como meus amigos héteros tratam seus amigos gays, porque isso é só um detalhe. O que importa é como a pessoa é por dentro. Se tem caráter, se é honesta, se é amiga.

Acho que essa confusão maior se deve à mente estreita das pessoas. E é uma grande contradição, se pararmos para pensar que o caminho é a evolução de pensamento, de regras, de comportamentos. Isso é inevitável! E eu fico profundamente revoltada com todas as forças da minha alma, principalmente quando esse tipo de ignorância vem de gente instruída.

Tempos atrás eu assisti na TV o caso de uma transexual que foi impedida de adotar uma criança porque um juíz absurdamente ignorante, preconceituoso e arcaico achou que ela não tinha o direito de ter um filho.

Primeiro que ele não a chamava pelo nome de mulher. Ela era uma mulher. Ela já havia feito cirurgia e tudo. Não tinha nada de homem nela, a não ser o nome (e nem isso ele dizia). Eu achei uma falta de respeito ele se dirigir a ela como: "Este senhor" ou "Eu nem sei como chamar isso...". Poxa. É uma humilhação e uma atitude muito feia, partindo de um juíz, que está naquele lugar para fazer valer os nossos direitos. E ele estava vetandos os direitos dela e daquela criança.

Ela tinha uma união estável, tinha um bom emprego, o marido também, uma casa confortável e a grande vontade de ter um filho. Mas ele não achou isso suficiente. Então ele tirou a criança dela e a colocou em um abrigo, frio e impessoal (que por mais que os funcionários se esforcem para cuidar e amar aquelas crianças, não é como um lar de verdade).

Se vocês não sabem, eu vou contar aqui como é a realidade das crianças que vivem nos abrigos do país, à espera de um pai e uma mãe que os adote.

Crianças com mais de um ano de idade e negras estão fora do perfil mais procurado pelos candidatos a pais. Esta criança então, já estava destinada a permanecer nesse abrigo até completar idade para sair, Deus sabe para onde, porque o futuro delas é um conjunto de incertezas. Então, ela passaria os próximos 17 anos sem os pais que a escolheram porque o tal juíz achava que eles seriam más influências. E foi isso que me deixou mais indignada. Ele falava como se eles fossem criminosos sem alma e piedade. E eles não eram! É como se fosse um crime eles terem outra opção sexual! E, na verdade, o crime era a postura dele!

Ninguém é influenciado nisso. É uma coisa que já está dentro da pessoa. Então como ele explicaria o fato de que várias pessoas, criadas e educadas por casais héteros, são homossexuais?

Eu acho que essa criança seria muito amada e bem educada e ele tirou esse direito dela, por puro preconceito. É uma coisa bastante triste.

Não desrespeite as pessoas por elas serem diferentes. O fato delas serem diferentes é que dá graça ao mundo. O que importa é o que elas são por dentro e não a orientação sexual, a cor da pele, o nível social. Se coloque no lugar delas e RESPEITE as pessoas. RESPEITE as pessoas.

Todos nós temos o direito de sermos felizes, desde que não façamos mal aos outros.

Parece uma coisa meio utópica, o que eu estou querendo aqui. A evolução do mundo também deixou as pessoas mais cruéis e sem sentimentos. Mas eu passo a minha vez. Não quero isso pra mim. Gosto das diferenças, eu já disse. Acho bonito.

Sei que é quase impossível, mas gostaria de não ver mais coisas desse tipo acontecerem. Somos humanos antes de tudo. E é como humanos, com coração, que devemos agir.

É isso aí!

1 comentários:

Manoel Filho 12/6/08  

Lanussa, até pra se explicar você é diferente e inteligente.

Ninguém - digo isso em nome dos leitores e comentaristas do blog - ficou chateado com a ausencia do artigo da semana passada não. Sentimos falta? Sentimos. Mas somos bonzinhos, e com um Motivo (explicação) desses, não há quem se chateie.

Belíssimo texto - pra variar [rsrs].

E, pra quem quer ouvir uma música muito boa a respeito do assunto, a dica é a música "Racismo é Burrice" do Gabriel O Pensador, que aborda temas como racismo e preconceitos em geral.

Beijão...

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO