05 março 2008

Divisão do Piauí

Nunca antes na história deste Estado, o Piauí esteve tão perto de ser implodido, digo, di-vi-di-do. A maioria do parlamento estadual é a favor da criação de um novo Estado que se chamaria, "Estado do Gurguéia". Parece que agora a coisa vai.

Mas, isso ainda vai dar muito o que falar. Antes, deverá haver um plebiscito onde o povo piauiense é que decidirá pela criação ou não de um novo Estado a partir da divisão do Piauí.

Eu sou assim, sei lá, digamos que, leigo no assunto. Não sei até onde ou em que pontos isso pode ser benéfico para o Piauí ou para a população piauiense mas, sei que isso vai causar um impacto, uma reviravolta total no Estado ou, nos Estados.

É verdade que a região sul, em sua maioria, é esquecida pelas autoridades governamentais deste Estado. Sei também que a mesma região tem muitas riquezas naturais que não são exploradas (trabalhadas). Mas, será que é preciso realmente dividir o Piauí para que isso venha a acontecer, ou para que essa região venha a se desenvolver?

Sei que, se isso acontecer, se o Piauí for dividido, muita coisa terá que ser modificada. Os livros de história, por exemplo, terão que modificar a expressão: "Piauí, o berço do homem americano". Não teremos mais a Serra da Capivara que passará a pertencer ao Estado do Gurguéia. E por aí vai. Sem contar os bilhões de reais que serão gastos para a construção do palácio do governo, justiça federal, assembléia legislativa... Tem que fazer uma mudança radical na região que não tem preparo algum para isso (eu acho).

Já pensou a cena: - ei, você é de que Estado? Aí o cara responde: - eu era do Piauí (piauiense), mas agora eu sou do Gurguéia (gurgueiense.. acho que é isso..rsrs). Já pensou?

Volto a dizer. Não sei se isso é o melhor a fazer. Se tiver plebiscito, eu vou votar "BRANCO" (se tiver a opção, claro!).

Eu quero passar é longe dessa confusão...


3 comentários:

Lanussa Ferreira 6/3/08  

Pra mim, essa história da criação do Gurguéia, é só mais invenção de político pra colocar a mão em dinheiro público.
Além dos pretensos candidatos a algum cargo, também.
A criação de um novo Estado siginificaria também: mais um governador, mais deputados, mais motivo pra gastar dinheiro e pra tomar um pouco pra si, como já é de costume...
Falta do que fazer também explica isso...
O Piauí não tem necessidade de ser dividido. Ele deve, sim, é ser melhor administrado. O nosso Estado não tem proporções territoriais que justifique essa divisão.

jessica 24/10/08  

não acho nescessria essa divisão
os politicos estão a favor porque haveria a eleição de governador vereador.. etc
acho desnecessario até porque o piaui não possui uma extensão territorial tão grande para que possa haver essa divisão

piaui10 26/12/09  

Roberio Vilarindo
Quando se tem a idéia de fortalecer alguma coisa ou alguem, pensa se em primeiro lugar em uniao. Somar. Nao em dividir, que nesse caso nos leva a uma subtraçao de força. Exemplo disso é o surgimento da Uniao Europeia, que hoje possui a moeda mais forte no mercado internacional, a criaçao do Mercosul, G8, G20, tudo isso exemplo de grandes que se uniram para tornarem-se cada vez mais forte e participar das decisoes politicas e economias no cenário mundial. O Piaui, que já é o mais pobre Estado da federaçao, quer se dividir para tornar-se mais pobre e dar origem a outtro. Quem sabe, miserável. Acorde minha gente. Pense, nao se deixem enganar com conversas de caciques politicos que querem se dar bem com a criaçao de um novo Estado. Se ligue. Lagarta vira borboleta pra voar.....

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO