23 fevereiro 2010

Investir na educação é a saída


E o Brasil? Ontem, esteve por aqui o economista Jim O’Neil, que criou a sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

Ele disse que esses países não podem mais ser chamados de emergentes, pois agora puxam a economia mundial. E vão seguir assim.

Economistas concordam que o Brasil só vai realizar seu potencial de crescimento se investir em educação.

Os trechos acima foram copiados deste post (clique AQUI) da coluna de Miriam Leitão, hoje.

Bem, isto não é nenhuma novidade. Todos nós sabemos que para uma nação crescer e se desenvolver ela precisa de pessoas inteligentes e instruídas. Capacitadas. Educadas.

Concordo plenamente com os economistas que afirmam que "o Brasil só vai realizar seu potencial de crescimento se investir em educação". Educação. Esta é a palavra-chave para que o Brasil saia da sarjeta.

Se o Brasil, que mostrou-se não ser mais um país emergente e que foi exemplo de superação e organização diante da recente crise mundial, ainda não é 'isso tudo' que poderia ser, se dá ao fato da desestruturação educacional do país. Isso é um tapa na cara dos governantes que acham que estão mudando e revolucionando a educação no Brasil. Lamento decepcioná-los, queridos, mas vocês estão fazendo apenas o básico do básico. Nada mais. Isso é muito pouco.

Engraçado que o que mais vejo são notícias de que o presidente e/ou governadores viajaram para a Europa para copiar "esse" ou "aquele" modelo de administrar "tal coisa" mas nunca soube que eles foram para copiar o modelo administrativo da educação de lá. Não é esta a saída para o Brasil? Então por que não procuram lá, na Europa, uma solução eficiente para este problema brasileiro?

Lembrei agora de quanto a TV Digital demorou a chegar ao Brasil. Demorou porque queriam trazer uma coisa 'diferente', 'inovadora'... Para isto, fizeram uma mistura com o que havia de melhor nas transmissões digitais dos Estados Unidos, da Europa e do Japão. Como em cada um desses lugares haviam diferentes maneiras (leia-se, qualidades) de transmissão, onde um era melhor "nisso" e outro "naquilo", resolveram criar um modelo "próprio". Criaram, e deu certo.

O sistema de transmissões digitais do Brasil ainda está inacessível para a grande parte dos brasileiros, seja pelo fato do cidadão não ter condições de comprar uma TV com conversor digital, seja pelo fato de a cidade ainda não dispor de tal sinal, mas já é considerado um dos melhores sistemas do mundo.

Se "nós" sabemos fazer a mesclagem das coisas, então o que está faltando para "fazermos" uma mesclagem dos modelos de educação europeu, asiático e americano? Falta vontade? Falta interesse? É o MEDO de que o povo se torne inteligente o suficiente para fazer uma revolução política no país? Acho que é um pouco de tudo isso.

Investir em educação pode ser perigoso. O povo pode ficar realmente inteligente e com isso passar a ser menos toleráveis em relação a certos abusos. Os polítiCUs tem consciência disso. Já imaginou se nós desenvolvermos nossa inteligência e passarmos a usá-la na hora de escolhermos nossos políticos? Pois é.

Desenvolver o intelecto das pessoas pode sair caro para a política, para "música", para as novelas e os programas de TV (Big Brother, A Fazenda, etc.), entre outros.

Encerrarei este post dizendo que, o Brasil pode até evoluir e realizar seu potencial de crescimento, mas ainda vai levar um bom tempo para isso. Isso é a mais pura e dura realidade.

0 comentários:

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO