11 janeiro 2010

Plágio: A praga que contaminou a internet

Hoje pela manhã, ao abrir o primeiro blog/site que eu abro depois do meu (lógico), dei de cara com isso: The game is over [atualizado]. O Dicas Blogger ACABOU!

Como assim, acabou? Leia o post da Juliana, porra!

Não preciso dizer que fiquei indignado/revoltado/entristecido/chateado/enraivado (e tantos outros adjetivos), preciso? Todos que frequentam este blog diariamente sabem (ou deveriam saber) que muito do que eu aprendi na ‘blogosfera’ foi com a Juliana Sardinha e seu blog, o Dicas Blogger (o maior metablog tupiniquim).

Plágio: Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das piores pragas da internet. Do fundo do meu coração, eu desejo tudo de ruim para essa praga. TUDO DE RUIM. Sou obrigado a entender e respeitar a decisão da Juliana pois sei o quanto é chato/irritante/inconveniente/revoltante você elaborar uma postagem com todo cuidado, carinho e atenção, em respeito e comprometimento absoluto com seus leitores/admiradores e depois ver ele copiado/plagiado na ÍNTEGRA em outro lugar (leia-se: blog ou site), e o pior, sem os devidos créditos; sem conceder os méritos a quem realmente os detém.


Eu já fui vítima de plágio e não vou dizer que achei legal ver um post meu copiado completo e descaradamente, em outro blog. É HORRÍVEL! Dá uma sensação de impotência. Principalmente porque o desgraçado do plagiador faz questão de ocultar o verdadeiro autor do conteúdo, fazendo passar-se assim pelo mesmo.

O caso da Juliana, como vocês puderam ver na postagem dela (suponho que vocês leram, ok?), foi ainda mais irritante porque o plagiador descarado ainda se gaba (via Twitter) de estar faturando bem com o blog dele (?).

E não há punição para o plágio? Sim. Assim como para quem mata, rouba, sequestra, estupra, etc., mas como vocês bem sabem, a justiça não funciona de forma rápida e correta no Brasil. Se isso acontecesse, se os assassinos, os ladrões, os estupradores... Plagiadores fossem punidos severamente, corretamente e instantaneamente, as coisas seriam bem diferentes. Daria muito mais orgulho de bater no peito e dizer: Eu sou brasileiro! Mas do jeito que está eu sinto é vergonha de quem faz tal gesto, porque o nosso país, em matéria de justiça, continua uma vergonha.

Pois bem, pessoal, este post foi a forma que encontrei para manifestar minha revolta e repúdio com o plágio. Peço, encarecidamente, a todos que são blogueiros e que leram todas as linhas acima (e abaixo), que se forem copiar alguma coisa aqui, fiquem a vontade, mas jamais, e em hipótese alguma, sejam omissos e deixem de me conceder os devidos e merecidos créditos. E não só isso, não quero apenas meu nome lá, como sendo o autor, mas quero também o link do meu blog, caso contrário você estará apenas QUERENDO fazer média comigo e este tipo de coisa não influi nem contribui em nada pra mim e/ou meu blog.

Thanks!

(*) Nenhuma das linhas acima foi copiado/plagiada de qualquer outro site ou blog. A imagem que ilustra esta postagem foi encontrada no Google Imagens que, por sua vez, 'foi' buscá-la neste blog.

(**) Sinto que o Google, que é quem indexa os conteúdos dos sites e blogs, tem uma grande parcela de culpa pelo plágio, ao indexá-los. Conteúdos plagiados deveriam ser automaticamente reconhecidos e deletados pelos computadores do Google. Isso eles podem fazer, se quiserem.

4 comentários:

Dani Souto 11/1/10  

Concorda que mesmo com o plágio o google tb lucra?

Então é uma faca de dois gumes, pra eles...

Manoel Filho 11/1/10  

Pior que é verdade. Este deve ser o motivo pelo qual eles indexam.

Thanks!

Edu Ribeiro 11/1/10  

Pena que ela desistiu do blog e eu nem o conhecia, mas agora vou destrinchá-lo e tentar melhor o meu, pois, ainda sou muito "nub" com relação a ferramentas e aplicativos para o blogger. O plágio é uma praga mesmo.

Ninha 11/1/10  

Isso é realmente triste!A pessoa q faz isso é totalmente sem noção!

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO