24 novembro 2009

Coisas do futebol

Futebol: paixão nacional na terra descoberta por Pedro Álvares Cabral (rimou!).

Todo brasileiro (homens e mulheres) gosta de futebol. Uns mais, outros menos, mas gostam. Nem que seja um pouquinho. Nem que seja só na Copa do Mundo. Isso é fato.

Quando ainda “pivete”, eu gostava de jogar futebol com os amigos na rua. Nunca fui um grande jogador, é verdade, mas também não era dos piores. Até que um dia, em Elesbão Veloso (PI), véspera de eleições, eu sofri uma pancada muito violenta no joelho esquerdo e tive que encerrar, naquele triste e dolorido dia, minha fracassada carreira futebolística. Desde então, passei a jogar futebol apenas nos videogames e no computador.

Mas eu gosto de futebol, muito, e tenho bom gosto, haja vista que eu torço pro Palmeiras... É, depois de tantas decepções com o Verdão, nem tão bom gosto assim, eu sei. O fato é que, se tem futebol (de preferência brasileiro) passando na TV, eu provavelmente estarei assistindo. Aliás, assistir futebol na TV, na quarta-feira ou no domingo, tomando uma cervejinha e comendo um tira-gosto, é o hobby preferido de 95% dos homens brasileiros (os 5% restantes, possivelmente são viados).

Agora, tem uma coisa no futebol, a nível mundial, que eu simplesmente acho um absurdo: os valores dos passes e dos salários dos jogadores. Volto a dizer: é um ABSURDO! Isto acaba com a maioria dos jogadores. Sim, acaba. A maioria (98% eu arrisco dizer) dos jogadores de futebol, brasileiros, vieram da periferia, ok? Muitos chegaram até passar fome. De repente, o cara se vê milionário e acaba fazendo bobagens: come feito um desesperado e com isso perde rendimento em campo (isso quando não tem que ser afastado para fazer regime), vai pra “zona” e lá experimenta de tudo pra poder entrar no “clima”, compra carros que simplesmente “voam” no asfalto e bota pra “voar” mesmo, contrata travestis para poder “comer” algo diferente, falta aos treinos por estar de ressaca, foge da concentração para curtir a noite, afinal, é dinheiro que não se acaba mais... Eles com certeza jogariam mais e melhor, se ganhassem menos. Bem menos.

Ok, talvez não seja um bom argumento e talvez eu não tenha me expressado da melhor e mais compreensível forma. Mas... Continuemos.

Vejam bem, não quero dizer que R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mensais estão de bom tamanho. Não sou contra o cara ganhar bem mais que isso. Não é nada disso. Só acho um ABSURDO o jogador ganhar milhões de reais mensais jogando futebol. Estraga o jogador e muitas vezes, acaba em “merda”.

Mas o futebol também tem suas surpresas, suas glórias e suas peculiaridades.

Até poucas semanas, o “meu” Palmeiras era dado como campeão brasileiro pois estava imbatível na liderança isolada do campeonato brasileiro e permaneceu assim por 18 rodadas consecutivas. Só que, a coisa desandou e o alviverde imponente começou a colecionar erros e mais erros, tropeços e mais tropeços, derrotas e mais derrotas e hoje, corre o risco de ficar de fora da Taça Libertadores da América. Por essa nem eu nem ninguém esperava. Esta foi a surpresa.

E o Fluminense, que até poucas semanas era o lanterna do campeonato, dado como rebaixado (com mais de 90% de chances para isso) e já está praticamente fora da zona de rebaixamento? Quem diria não é mesmo? Pois esta pode ser a glória.

Agora, no último domingo, eu presenciei algo que eu jamais imaginei que presenciaria no futebol: flamenguistas de todo o Brasil torcendo pelo Botafogo. Alguém poderia imaginar uma coisa dessas? Eu não. Foi interessante e hilário ver o Maracanã lotado, vibrando com a vitória do Botafogo (?) por 3 a 2 em cima do São Paulo. Depois, foi lamentável ver que o Flamengo desperdiçou uma chance tão boa de assumir a liderança e ficar com o campeonato nas “mãos”. Mas, nem tudo está perdido. Ainda faltam duas rodadas para o final do campeonato brasileiro e, pasmem, até o Palmeiras tem chances de ganhar, acredita? Não? Pois veja esta simulação que fiz com os jogos da próxima rodada.

Clique na imagem para ampliar.

É, estas são as peculiaridades.

Bem, para marcar o retorno de postagens por aquí, nada melhor que um post tão extenso como este, não é mesmo? rs

0 comentários:

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO