07 julho 2009

Sarney, Lucile, Camelôs e Michael Jackson


Nos últimos dias tenho acompanhado - como sempre faço - o noticiário local e nacional e os destaques são os mesmos que usei para o título desta postagem.

Sarney e os atos secretos do senado federal

José Sarney, o mafioso-chefão presidente do senado federal, o exemplo vivo da corrupção (ativa e passiva) e dos atos ilícitos na política Made in Brasil, não renunciou. Apesar da pressão, dos pedidos de amigos e das campanhas Brasil-a-fora (Xô Sarney! e #forasarney), o principal responsável por toda desgraça e abandono que o vizinho estado do Maranhão vive não cedeu. Pior ainda, recebeu o aval do presidente, o companheiro Lula, para permanecer no cargo. Mas, me digam uma coisa: Quem afinal tem culpa nessa história toda? Quem elegeu José Sarney para senador da república? Numa coisa vocês haverão de concordar: José Sarney, assim como o presidente Lula, foi eleito pelo voto direto e "espontâneo" do povo, então, a culpa, o erro está nos eleitores. Em nós. Precisamos mudar nossas diretrizes. O melhor remédio não é a prevenção? Então sejamos mais conscientes na hora de elegermos quem nos representará politicamente.

Lucile e os escândalos na Emgerpi

No noticiário local (Teresina-Piauí), o assunto da vez é o caso Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí). Para ser mais exato, os "supostos" inúmeros casos de corrupção e atos ilícitos praticados naquele órgão por sua diretora-presidente Lucile Moura. Além de toda a sujeira que a diretora da Emgerpi está envolvida, não podemos esquecer que ela foi uma das principais responsáveis pela tragédia ocorrida na cidade de Cocal quando parte da Barragem Algodões rompeu e, bem, vocês sabem do restante desta triste história. Desde a tragédia até os dias atuais, pouquíssima coisa mudou por lá e a tão prometida ajuda das autoridades, até agora, continuam na promessa. Com tudo isso, Lucile continua lá, intacta, e com o apoio do governador Wellington Dias (assim como Lula está apoiando o Sarney). Apesar das inúmeras denuncias feitas pelo ex-servidor da Emgerpi, Jaylles Fenelon, e da mostruosa pilha de documentos que o mesmo tem em mãos - que em um país correto em suas leis acarretaria não somente no afastamento de Lucile do cargo de diretora mas também a colocaria na cadeia, caso fossem comprovadas - acredito que pouca coisa (ou nada) irá acontecer. Infelismente. Para isto, basta que apareça outro escândalo ou tragédia, assim a população muda o foco e as investigações serão arquivadas e tudo terminará em pizza.

O Shopping dos camelôs.

Semana passada os camelôs do centro de Teresina foram transferidos para um espaço construído especialmente para eles: O Shopping da Cidade (ou o Shopping dos Camelôs, como foi logo apelidado). Até aí tudo bem. Acontece que nem todos foram "agraciados" com um espaço no shopping mas mesmo assim tiveram que se retirar das ruas do centro. Pronto, tava armada a confusão. Sem ter como comercializarem seus produtos nas ruas do centro da capital piauiense, os "excluidos" não se contentaram e foram a luta, queriam um espaço também. Marcharam juntos (e misturados) rumo a prefeitura municipal pois queriam uma resposta/uma luz/um caminho a seguir/um lugar onde pudessem comercializar seus produtos e garantir o sustento de suas familias. Diante da noticia de que o prefeito não os receberia (ou não os podia receber naquele momento), começaram a baixaria/o empurra-empurra/ o quebra-pau/ a confusão. Depois do "furdunço", o prefeito se manifestou e acalmou os ânimos dos mais exaltados com a notícia de que eles não ficariam "sem eira nem beira". O prefeito já havia pensado nesta hipótese e por isso já havia até arranjado lugar para eles - olha só que bacana - lá mesmo no centro. Agora uma coisa eu ainda não conseguí entender: Todo mundo - até minha filha que tem apenas 4 anos - sabe que os camelôs não trabalham com notas fiscais, então como é que o prefeito e os administradores do shopping dizem que não serão aceitos estes tipos de mercadorias por lá?

Michael Jackson

Alguém ainda suporta este assunto? Eu não. Eu sou e continuarei sendo fã de Michael mas acho uma estupidez que a mídia ainda esteja tão focada no assunto: a morte do rei do pop. Bem, pelo menos hoje ele será enterrado (Michael Jackson morreu?) e pode ser que as luzes deste caso se apaguem. Outra coisa: eu não acredito que ele abusava sexualmente de crianças. Se você acredita, tudo bem, é um direito seu assim como é direito meu não acreditar. Michael Jackson não teve infância, não brincou com carrinhos, não jogou bola como e com seus amigos e apanhava do pai (o qual, por motivos óbvios, foi excluido do testamento). A infância é a fase mais legal (ou pelo menos é para ser) de nossas vidas. Quem, por algum motivo, não viveu bem sua infância (ou não teve infância) e adiquire status que lhe permitem brincar, o fará. Ele era esquisito? Demais. Mas foi, sem dúvidas, um dos maiores fenômenos que o mundo já conheceu e seu record de venda de discos provavelmente nunca será quebrado. Agora chega! Deixem Michael Jackson descansar em paz.

(*) Musicas do Michael Jackson que eu sempre ouço: Ben - I’ll be There - Music And Me - Don’t Stop ‘Til You Get Enough - Beat It - Bilie Jean - Black or White. #ficaadica

0 comentários:

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO