Saiba como é medido o IBOPE das emissoras de TV no Brasil
Uma coisa que me DEIXAVA curioso era esse negócio de "IBOPE das emissoras de televisão". Como elas (as emissoras) sabiam ou tinham dados referentes às suas audiências e de suas concorrentes?
Sabendo que muitos (ou todos) que por aquí passam também tinham essa curiosidade, foi que resolví procurar sobre o assunto. Entenda:
A necessidade de medir a audiência das TVs surgiu em 1970. Naquela ocasião, os dados eram registrados em uma fita de papel perfurada e coletada semanalmente por funcionários do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).
Atualmente, os índices de medição são coletados eletronicamente. A informação sai da casa do espectador e vai direto para os computadores do Instituto. Essa tecnologia permite que os dados sejam obtidos em tempo real e faz com que as emissoras tomem decisões estratégicas.
Você já deve ter se perguntado de que maneira essa informação sai da sua casa. Mas, na realidade, nem todas as residências têm condições de fornecer essas informações.
Leia o restante clicando AQUÍ
1 comentários:
Olá Manoel!
Muito bom post!!!
Abraço,
Stanley
Postar um comentário