29 maio 2009

Tragédia anunciada


O Piauí, o Brasil e o Mundo tem acompanhado através de telejornais, internet e jornais impressos, a tragédia que aconteceu na última quarta-feira (27) na cidade de Cocal (268 km ao norte da capital, Teresina-PI) quando parte da Barragem de Algodões I rompeu (estourou) e levou pânico, destruição e morte aos moradores daquele município e do vizinho município de Buriti dos Lopes-PI.

Confesso que não fiquei surpreso com o estouro da barragem. De forma alguma. O que me deixou surpreso e revoltado/indignado/horrorizado/puto-da-vida, foi saber que o engenheiro contratado pelo governo, Luis Hernani, havia autorizado as famílias que tinham deixado suas casas que ficavam próximas da Barragem a voltarem para lá dando-lhes, inclusive, garantias de que não havia risco algum para elas.

Não consigo entender como é que um cara desse, que se diz engenheiro e projetista e que deve - ou pelo menos deveria - ter passado anos e mais anos estudando engenharia, comete uma atrocidade desta. Como é que o "engenheiro" vai até uma rádio comunitária e dá garantias inexistentes à população de uma cidade inteira de que não há motivo para pânico e de que a situação está sob controle. Como é que um cara tão "letrado" e "experiente" coloca em risco total a vida de tantos cidadãos e cidadãs, trabalhadores humildes e, acima de tudo, humanos, de forma tão inescrupulosa.

Maaaas, "não é momento para buscarmos ou julgarmos os responsáveis pela tragédia", é o que disse o governador Wellington Dias à imprensa.

Sabe porque ele, o governador do Piauí, diz isso? Porque ele sabe da merda que fez. Inclusive, ele mesmo adimitiu isso, quando disse que partiu dele a autorização para que o engenheiro fosse até a rádio local e comunicasse à população de que estava tudo "sob controle" e que as famílias que moravam no entorno da barragem poderiam voltar para suas casas sem medo.

Um festival de trapalhadas que envolve muito, mais muito mais gente mesmo, e que resultou em uma tragédia até aquí, incalculável. Cinco vítimas fatais confirmadas além de muitos desaparecidos até o momento em que escrevo estas linhas. Uma cidade inteira e parte de outra (Buriti dos Lopes-PI) arrasada pela irresponsabilidade de quem não tem compromisso e seriedade para fazer o que deve ser feito da maneira correta.

E o engenheiro, cadê? Sumiu/escafedeu/tomou doril/vazou/tirou por cima.

Além de tudo, ainda somos condenados obrigados a ouvir a presidente da EMGERPI (Empresa de Gestão de Recursos Humanos do Piauí), Lucile Moura, falando que "não teve essa de parede d'água de 20 metros de altura pois de acordo com cálculos, esta parede d'água não passou de 1 metro e meio de altura".

Então dona Lucile, quer dizer que o governador mentiu mais uma vez pois este chegou a classificar a tal parede d'água como tissuname e que, segundo ele (o governador), viu até geladeira em cima de árvores... Tá bom presidente, chega! Sua imagem, não só para mim como para a grande maioria dos piauienses, está mais arranhada que o Cd que eu dei pra minha filha brincar ontem.

Outra coisa que me dá nojo, NO-JO, é ver o governador concedendo entrevista à imprensa e, por trás dele, um bando de puxa-saco-opurtunistas fazendo de tudo, se contorcendo todo para aparecer na imagem. Provavelmente eles pretendem usar estas imagens em suas futuras campanhas políticas e eu, com minha mente fértil, já imagino até o discurso: Vejam estas imagens chocantes da tragédia de Cocal que EU acompanhei de perto e que, inclusive, abdiquei por vários dias do conforto de meu lar e do convívio da MINHA família, para estar lá, ajudando a resgatar as vítimas e levando minha palavra amiga para confortar a população daquele município. Vejam o governador Wellington Dias falando. Agora, olhem ao fundo e, olha EU alí dando tchauzinho pra câmera. Tão vendo, não é balela, eu estava lá...

É esperar o próximo ano, que é ano eleitoral, para saber...

Para finalizar, quero deixar minha mensagem de esperança ao povo de Cocal e Buriti dos Lopes:

"Quem se abriga em Deus não necessita da palavra. Basta um suspiro dirigido a Deus, e Deus o ouvirá." (Autor desconhecido)

Nota: Este não é um blog político nem tem pretenções de ser, mas debato esse assunto, vez ou outra por aquí, porque não podemos ficar alheios aos fatos reais e fechar os olhos numa tentativa frustrada de não querer ver realidade. A política e os escândalos andam juntos, de mãos dadas, e, infelismente, fazem parte de nossa realidade.

4 comentários:

Unknown 29/5/09  

Como vc disse, Manoel, não podemos ficar alheios aos fatos reais, e já chega de ficarmos calados, vendo nossos representantes sempre nos querendo "passar a perna". Temos que reclamar mesmo, e essa ferramenta divina (internet), nos proporciona isso...
Qto à notícia em questão, a gente fica sem palavras... é tão revoltante, que a cabeça vira um turbilhão, e não dá nem pra classificar isso...
Mas vejo 2 gdes vacilos: 1º, o governador, querendo agradar à população, mandou q o engenheiro avaliasse p/ q o povo voltasse às suas casas e assim ficassem felizes e votassem no candidato dele na próxima eleição; 2º, o engenheiro, querendo se "garantir", deu o aval, pensando no cargo de chefia que ganharia no próximo governo...
O ser humano roda, roda, e sempre para no mesmo lugar: o seu centro, o seu "ego"centro... é foda...

Manoel Filho 29/5/09  

Como você disse Alice, é revoltante mesmo. Eu até gravei um Podcast (postagem com voz) para que os leitores deste blog ouvissem meu grito de revolta, mas resolví não postar pois, acredito, poderia ser banido, processado e perder o direito de continuar com este blog. Não valeria a pena arriscar-me tanto sabendo que pouco ou nada mudaria.

Obrigado por estar sempre por aquí e, o que é ainda melhor, comentando e, desta forma, colaborando pois, apesar de poucos por aquí saberem, o comentário é como se fosse o alimento do blog. Somente desta forma o blogueiro sabe que tem gente lendo o que ele escreve e/ou publica.

Beijos e muito Obrigado!

Jonathas 30/5/09  

Também acho revoltante o que aconteceu, mas ao tentarmos culpar alguém pela tragédia, acabamos por porcurar "cabelo em casca de ovo", pois um engenheiro foi à rádio autorizar a população a voltar para casa, este em questão era piauiense, mas o que poucos sabem ou por um motivo ou outro procuram ignorar é que havia um segundo engenheiro que veio de fora para avaliar as obras e a sitaução de segurança da barragem, não sei o nome desse segundo engenheiro, mas sei que o cara é considerado um dos grandes nomes da engenharia brasileira. outro fato que ninguém parece estar disposto a levar em consideração é o de que nem mesmo a metereologia previu tanta água em um só dia, pois segundo notícia transmitida hoje em uma das emissoras locais, choveu em um só dia, masi que o que era esperado para o mês inteiro e acima das expectativas, pois a água subiu a um nível considerado até então praticamente ipossível e em tão pouco tempo.

Não quero com esse comentário tentar livrar a barra de ninguém, mas salientar que não existe apenas um culpado, mas vários, se é que existe algum.

Manoel Filho 1/6/09  

Jonathas,

Concordo com você em alguns pontos e em outros não. Tá certo que o (s) infeliz (es) do (s) engenheiro (s) foram pegos "com as calças na mão" mas, para mim, o erro estava já no projeto da barragem. A vazão dela, ao meu ver, era insuficiente em caso de urgência. Outra coisa: em casos como este, onde envolve vários fatores, principalmente Vidas Humanas, deve se pensar no impossível.

Ví ontem no Jornal Meio Norte (impresso), na coluna "Informe", uma nota do engenheiro Luis Hernani onde ele diz que projetou mas não acompanhou a execução do projeto da Barragem Algodões. No meu entendimento, com estas palavras, o engenheiro acaba "jogando pra torcida" e adimitindo que houve falhas na construção da barragem.

No mais, vamos torcer para que as famílias atingidas superem esta tragédia e orar pelas vidas perdidas.

Forte abraço!

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO