13 janeiro 2009

Sistema de cotas: um atestado de incapacidade?

Já faz tempo que eu tinha vontade de comentar sobre minha contrariedade ao sistema de cotas nas universidades, e o momento é mais que oportuno, haja vista que sobraram vagas que seriam destinadas para negros na UESPI (Universidade Estadual do Piauí).

O que eu penso é que, quem inventou esse sistema, nada mais é que um preconceituoso e que acha que o negro é incapaz. Se os negros lutaram tanto por igualdade de valores (éticos, morais e sociais), por que aceitaram essa nova forma de ingresso na universidade onde uns seriam beneficiados simplesmente por uma questão de cor? Isso não é estar sendo preconceituoso? Não é estar assinando um atestado de incapacidade perante os demais concorrentes de pele clara?

Outro sistema de cotas que eu sou contra, é o destinado aos alunos de colégio público. Tudo bem, a diferença na cobrança da taxa de inscrição(que na minha opinião deveria ser isenta para os alunos desse sistema de ensino), na minha opinião, é corretíssima. Mas, destinar vagas específicas para alunos de colégios públicos, [Amadeu Campos: on] tá errado! [Amadeu Campos: off] Isso significa adimitir que o sistema de ensino público não está "lá essas coisas", vocês não acham?!

Eu tenho um primo que estudou a vida inteira em colégio público, foi aprovado na primeira vez que prestou o vestibular para Letras Português (bem aprovado, diga-se de passagem), passou para Direito na UESPI, passou no concurso do Banco do Brasil (onde trabalha atualmente), além de outros concursos menos importantes...

Se antes não existia o sistema de cotas, e como esse meu primo, muitas outras pessoas ingressaram na universidade, o que aconteceu? A educação está andando para trás?

Todos somos iguais e isso é uma forma absurda e preconceituosa de se conquistar espaço. Não adianta você ter uma pele de cor diferente ou estudar em uma escola pública, e não estar preparado para assumir a vaga "especial" que lhe é conferida. Agora se você estudar e se preparar, você pode ser negro, pardo, índio, albino, mameluco, estudar no "cafundó do brejo" que, mesmo assim, você passará.

Sistema de preconceitos, não!

0 comentários:

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO