22 novembro 2008

Homenagem aos Negros do meu Brasil

Dia 20 de novembro comemora-se o dia da "Consciência Negra". Em alguns lugares do Brasil, a data entrou para o calendário de feriados. Eu deixei (sem querer) passar em branco e não fiz nenhuma homenagem a essa gente batalhadora por seus direitos de igualdade. Mas, nunca é tarde não é mesmo?

Abaixo, um texto muito bacana de José Cláudio Barbosa Santos*, um conterrâneo deste que vos escreve, que usarei para homenagear os Negros do meu Brasil:

Ser negro no Brasil é uma questão de identidade com nossas raízes afro-descendentes, uma vez que somos um país mestiço, com uma cultura composta de elementos adquiridos a partir das influências de três povos formadores de nossa sociedade - negros, brancos e índios.

Assumir o sangue africano que corre em nossas veias ou aceitar o tom escurecido da pele, muitas vezes pode não ser fácil, por um passado de humilhação, opressão e desrespeito que marcou profundamente nossa trajetória. Talvez não fosse interessante discutir etnia no Brasil se o mais importante fosse ser brasileiro.

Mas, fragmentos de um tempo de dor, ainda atormentam a uma considerável parcela da nossa população, principalmente aos herdeiros dos traços africanos. Muitos anos se passaram da abolição aos dias atuais, mas o sonho tão almejado ainda não se realizou.

Os benefícios maquiados contidos na tão famosa LEI ÁUREA, nunca foram alcançados, porque jamais existiram, esta é a responsável pela grande miséria e tanta calamidade que assola nosso país.

As senzalas apenas foram ampliadas, correspondendo atualmente às favelas e comunidades periféricas desprovidas de quaisquer benefícios do governo.

O chicote perdeu aos olhos leigos a estética física de cordas e fibras cortantes e continua açoitando de forma impiedosa, através da fome, da falta de educação e do desemprego. Os grilhões de ferro partiram ganhando consistência ainda maior, através da injustiça.

O tronco apenas cedeu lugar ao preconceito, sendo polido e reverenciado por um feitor não menos carrasco, pelo contrário, muito mais poderoso, que ao invés de imobilizar um de cada vez, agora mutila milhões pela falta de oportunidade e o descaso das autoridades.

As casas grandes se multiplicaram, os palácios dividem espaços agora com casebres, barracos e moradores de rua, os senhores e sinhás apenas adornaram suas vestes com muito mais luxo e ostentação. Embora tudo isso seja muito forte, não deve ser um desestímulo às lutas e os desafios, nos bastidores da história há muito o que se contar, muito ainda a se escrever.

Os ideais de Palmares e do grande líder Zumbi, continuam vivos e pulsantes, nos sonhos de muitos negros que não se deixam intimidar e continuam fiéis à filosofia de liberdade e justiça social. É preciso acreditar, não no país das maravilhas, mas, em uma nação onde cada indivíduo tenha condição de viver com dignidade.

*José Cláudio Barbosa Santos, é professor de língua portuguesa (graduado em letras português pela UESPI) e vice-presidente da APAE de Elesbão Veloso.


Parabéns, José Cláudio, pelo belíssimo texto!

(*) A publicação original do texto foi feita na coluna de Elesbão Veloso no portal 180 Graus que é mantida por meu amigo José Neto.




2 comentários:

Anônimo 23/11/08  

Manoelzinho você gosta muito de públicar os erros dos outros, e se alguém publicasse agora o seu nessa matéria? Verificou a manchete?!

Manoel Filho 24/11/08  

Obrigado pela observação amigo, e desculpa aos meus leitores por este deslize.

O que aconteceu?

Explico: As vezes eu crio a postagem e não publico ela de imediato, eu uso um programador onde eu coloco o dia e a hora da postagem ser publicada. Sábado foi uma correria só e, mesmo assim, eu sacrifiquei um pouco de minha folga para fazer esta postagem. Depois que você coloca o post na programação, não dá mais pra fazer nenhuma correção. Você só tem duas alternativas: 1. Deletar e refazer tudo novamente. 2.Esperar a publicação para então fazer a(s) correção(ões).

Como eu não tenho internet em casa e não costumo (leia-se:gosto) acessar internet em LanHouse, até por uma questão de segurança, Só pude verificar o erro - de cara - hoje.

Resumindo: a pressa é inimiga da perfeição.

Obrigado e volte sempre!

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO