21 outubro 2008

I-M-B-E-C-I-L-I-D-A-D-E

Ontem não teve postagens, eu sei, e o motivo: o blog estava de LUTO por Eloá Pimentel.

Mais uma sequestro que termina de forma trágica e imbecil. Mais uma vez a vítima é uma mulher, desta vez uma jovem de apenas 15 anos de idade. Mais uma vez a mulher negocia com a polícia. Mais uma vez a mulher morre por um erro operacional vindo da polícia.

Vocês lembram do caso do assalto ao ônibus da linha 174 no Rio de Janeiro que virou até filme? Pois é, as histórias são bem parecidas. O desfecho, idem.

Estava na cara que isso iria acabar de forma trágica. Como é que a polícia passa mais de quatro dias (100 horas) negociando com um jovem que sofreu uma desilusão amorosa e que não tem mais nenhuma espectativa de vida, segundo ele mesmo? Perderam várias oportunidades de acabar com o sequestro e não o fizeram. Por quê? Alegaram que se tivessem matado o jovem (Lindemberg) a sociedade estaria criticando do mesmo jeito. Tudo bem, até poderia, mas a jovem que queria viver e aproveitar melhor a vida estaria viva e o Brasil e o mundo não precisariam esperar tanto para ver um tragédia. Sim, porque mesmo a morte de Lindemberg, seria uma tragédia pois ele também é jovem e tem muito que aprender e viver. Morrer por conta de uma desilusão amorosa é uma tragédia, e das mais tristes.

Aí, tragédia anunciada acontecida, aparece uma centena de especialistas apontando os erros da polícia. Se sabiam o que deveria ser feito, a maneira certa de agir, por que não o fizeram? "Pimenta nos olhos dos outros é refresco". A nossa polícia é despreparada mesmo. Foi mais um erro da polícia sim!

No Fantástico, assistí uma entrevista com Marcos do Val que há nove anos é instrutor da SWAT, um grupo de elite da polícia americana. Ele apontou inúmeras falhas cometidas pelo GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) no caso deste sequestro. Chegou a dizer que tem vergonha de ser brasileiro e ter em seu país uma polícia tão despreparada. Segundo ele, a SWAT dá um prazo para que o sequestrador faça suas exigências e a negociação se encerre: 24 horas. Porém, o sequestro mais longo em que a SWAT esteve a frente das negociações, não durou mais que 9 (nove) horas.

Achei muito legal a entrevista com Marcos do Val mas fiquei a interrogar: por que não procuraram ele antes, para que o mesmo ajudasse no desfecho do sequestro? Por que ele, que é brasileiro e tão bem preparado, não é contratado para treinar um grupo de elite no Brasil?

E no final da matéria, eis o que disse Adriano Giovanini, o negociador do seqüestro: “Você pode ter certeza nós estamos aprendendo muito com esse resultado e vai nos servir como experiência de vida”. Ótimo! Estão aprendendo. Quantas lições, digo, quantas vidas ainda serão perdidas de forma trágica como a de Eloá, para que os senhores aprendam?

Sinceramente, nessas horas eu também tenho VERGONHA de dizer que sou brasileiro...

(*) Que os pais tomem o caso de Eloá, que começou a namorar com Lindemberg com apenas 12 anos de idade, como exemplo. Lugar de criança, é na escola!

0 comentários:

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO