14 agosto 2008

Parabéns Parnaíba e parnaibanos!


Hoje, 14 de agosto, é dia do aniversário da cidade de Parnaíba-Piauí. A "Parnaibinha de Nossa Senhora das Graças", como é carinhosamente chamada pelos habitantes de lá, está completando 164 anos que foi elevada ao porte de cidade. Gostaria de deixar aquí os meus parabéns à cidade e ao povo daquele terra querida. Conheça um pouco da história de Parnaíba:

Parnaíba, a "princesa do Igaraçu", é um município brasileiro piauiense que tem população de mais de 140 mil habitantes, sendo assim o segundo mais populoso do Estado, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatros municípios litorâneos do Piauí.

O nome do município, na lígua tupi guarani, significa rio de águas barrentas em alusão ao Rio Parnaíba que passa pela cidade. Outras prováveis origens para o nome seriam: uma homenagem a Domingos Jorge Velho que nasceu na vila de Parnaíba em São Paulo; e uma alusão a uma faca de retalhar carne, chamada Parnahiba, trazida da Bahia pelos primeiros fazendeiros que se instalaram na Vila.

Carinhosamente a cidade também é conhecida como a "Capital do Delta", pois é o portal de entrada para quem quer conhecer o único delta em mar aberto das Américas: o Delta do Parnaíba.

Além das belezas naturais, Parnaíba apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem o quanto Parnaíba já foi importante, chegando a ser mais importante do que a ex-capital Oeiras e tendo até mesmo referências na Europa.

Hoje Parnaíba apesar da falta de valorização vem despontando como pólo turistico principalmente com base de apoio para quem quer conhecer o litoral do Piauí, o Delta do Parnaíba, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses, contando inclusive com um aeroporto internacional.

Fonte: Wikipédia

Obrigado ao Junior que me lembrou a data e me enviou esta e outras imagens da cidade de Parnaíba. Valeu Comandante!

0 comentários:

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO