16 março 2012

ADIP: Como eu vim parar aqui

No dia 31 de outubro de 2009, o portal 180 Graus promoveu uma feijoada intitulada de “Tá no papo” onde alguns dos principais profissionais da área de publicidade e propaganda e web design apresentaram algumas de suas “obras” e o processo de criação das mesmas. Foi lá que este que vos escreve conheceu pessoas maravilhosas e profissionais altamente gabaritados. Dentre estes profissionais, uma pessoa em especial me chamou a atenção: Jeane Melo.

Para ser bem sincero, nunca tinha ouvido falar nela (Jeane). Para ser bem mais sincero ainda, eu nunca tinha ouvido falar na maioria das pessoas que palestraram (Rafael Marques, André Alencar, etc..). Mas, de alguma forma, aquela pessoa simples, extrovertida e, acima de tudo, profissional, prendeu minha atenção de uma forma mais intensa que os demais.

No final do evento, Jeane dava o “ar da graça” pousando para fotos. Flashes vindos de todos os lados. Mas, este que vos escreve, apesar da vontade de tirar ao menos uma “fotinha” com aquela “mestra”, se contentou em apenas reverenciar o momento. De longe.

Calma, Reginaldo (esposo da Jeane e uma das pessoas mais espetaculares que eu já conheci), isto não é uma carta de amor ou algo do tipo.

Anotei o twitter da Jeane (@jeanemelo2) e no mesmo dia passei a segui-la no microblog. (Mentira, foi no dia seguinte porque eu não tinha computador em casa.) Alguns dias depois (ou seriam meses? Ah, tanto faz.) vi um tweet da Jeane reclamando da demora por parte da Fundação Municipal de Saúde (FMS) na entrega do material para controle do diabetes de seu filho, Enzo.

Aquela “cena” se repetiria ainda algumas vezes até que este reles mortal decidisse saber “o que é que há?”. Jeane me contou, primeiro sobre a situação (diabetes), depois sobre o procedimento para receber a “assistência” da FMS. Ou, no caso, ao menos tentar. Confesso que fiquei com aquilo “entalado”. Como pode uma coisa tão séria, ser tratada com tamanho descaso? Eu tiinha que fazer alguma coisa. E fiz.

Falei com Jeane sobre fazer uma postagem no 100 Eira nem Beira expondo a situação e ela achou a idéia “o máximo”. Mandou-me material para que eu, de certa forma, me “entrosasse” com o assunto e, assim, pudesse elaborar uma postagem contundente. Assim o fiz.

Então, no dia 23 de outubro, horas antes de viajar para São Luis (Maranhão) a passeio, a postagem foi publicada. Sai “disparando” o link pra tudo quanto é “lado”. Até então, na esperança de ao menos dividir aquele problema com mais pessoas.

Para minha surpresa e felicidade, ainda em São Luis pude ver que a postagem não só estava “bombando”, como havia alcançado um objetivo “impensado”: fazer com que a FMS, através de sua assessoria de imprensa, se pronunciasse sobre o assunto. Pois foi o que aconteceu.

Abri espaço no blog para a FMS se “defender”. Jeane então pediu réplica. A FMS enviou uma tréplica e Jeane “encerrou” o assunto comentando cada tópico abordado na tréplica da Fundação.

Depois disso, alguns dias depois Jeane me comunica que recebeu a medicação que estava há meses com atraso na entrega e disse que queria me conhecer. Eu, numa alegria que transbordava em forma de lágrimas, disse que bastava marcar dia, hora e local. O dia foi 15 de novembro de 2010, ao meio-dia no Teresina Shopping. Eu ate fiz uma postagem na época falando sobre o encontro e se você quiser ler, CLICA AQUI, bebê! (Mas leia mesmo, afinal de contas, você não está fazendo nada e a história é até legal.)

Ganhei uma camiseta do “bloco do Afeto”. Uma das primeiras, só pra vocês sentirem um pouco de inveja. Rsrs

Mas, mais legal que ganhar a camiseta, ou a amizade daquelas pessoas maravilhosas (estavam presentes também o Reginaldo, a Lygia (irmã da Jeane) e, lógico, ENZO), foi ganhar um abraço do Enzo. Porque um abraço deste pequeno-grande-herói não tem preço.

Depois deste encontro passamos a marcar outros encontros e a turma começou crescer. Inventamos o Café com Prosa – nome e hashtag dado aos nossos encontros.

Meses depois o vereador Ferreira elaborou um projeto de lei que beneficiaria os diabéticos e tornaria o tratamento, digamos que, mais humano. O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Teresina mas ainda dependia da assinatura do prefeito Elmano Ferrer para que a lei fosse sancionada.

Jeane lançou no Twitter a hashtag #AssinaElmano e, no mesmo dia, este seria, por horas, um dos assuntos mais comentados no microblog chegando ao topo dos TT’s. Sucesso total nas redes sociais, o movimento saiu do mundo virtual para o real e grande parte da avenida Raul Lopes foi “tomada” por pessoas de todos os credos, idades, cores, classes sócio-econômicas com um único intuito: convencer o prefeito a sancionar a Lei Enzo.

O prefeito vetou.

Mas aquele “balde de água fria” não poderia ser capaz de apagar nossas esperanças de uma vida melhor para os diabéticos, foi então que surgiu a idéia de criar a ADIP – Associação dos Diabéticos do Piauí. Com muito esforço, garra e dedicação (principalmente de Jeane e Reginaldo), nós conseguimos materializar o sonho de termos uma associação voltada para o “amparo” às pessoas diabéticas.

A ADIP hoje é uma linda realidade e já tem ajudado muito gente através das ações realizadas em alguns pontos de Teresina. Eu tenho muito orgulho de fazer parte do conselho fiscal da associação e procuro dar o máximo de atenção possível à causa, que não é só dos diabéticos, mas sim de TODO NÓS!

Quero aqui, em nome de todos que fazem a ADIP, agradecer imensamente todas as empresas que tem apostado e apoiado nossa luta: Dia a Dia, Mariana Variedades, Eugênio Fortes Academia, Hospital Itacor, Botica, Unimed Teresina, Bio Análise, Mercado do Pão, Pé Diabético, Nutrydiet e todas as demais que eu agora não lembro o nome. Muito OBRIGADO!

E se você quiser fazer parte da ADIP, seja como afiliado ou patrocinador, basta entrar em contato com a associação:

Twitter: @adipiaui
E-mail: adipiaui@gmail.com
Telefones: (86) 9452-1016 / 9928-6267 / 9981-4576

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO