30 outubro 2010

Tréplica (Enzo's estão sem receber insulina)

A Jeane Melo me perguntou se ela teria direito a uma tréplica logo após ler a resposta da Fundação Municipal de Saúde sobre o caso da falta de insulinas na FMS. Lógico que tem, Jeane. Este blog pode não ser famoso, mas democrático, sim! Vejam (e leiam) a tréplica da Jeane:

Oi, Manoel!
Mais uma vez, parabéns pelo texto e obrigada pelo espaço! Vi aí a "defesa" da Fundação Municipal de Saúde e lamento mais uma vez que as coisas sejam tratadas dessa forma. É até meio hilário vê-los "falando" de leis como se elas valessem de fato. Até outro dia a FMS dava Roacutan para gente que queria ficar com a pele em dia, sem acne. Aliás, uma medicação caríssima e com objetivo puramente estético. Agora eles aparecem com essa história de que a insulina do Enzo, que serve para garantir a VIDA dele, é especial e difícil? Se o seu filho fosse picado para tomar insulina até 5 vezes ao dia, você não ia querer a melhor agulha e a melhor insulina? Vale esclarecer que, fora as furadas na hora da insulina, tem ainda as várias picadas diárias na realização das glicemias. Vamos ser, no mínimo, sensíveis, não?
As pessoas, infelizmente, não tem cultura pra reivindicar e muitas até desistem da medicação da Fundação Municipal de Saúde, porque ele amam "matar um no cansaço".Eu só quero dar qualidade de vida ao meu filho, o que é muito difícil pra quem tem essa doença. E mais, tenho esse direito de querer e as outras mães de diabéticos também. Muitas nem sabem que podem solicitar e que devem sim serem atendidas. Em São Paulo, por exemplo, as coisas funcionam de verdade, tem até gente saindo daqui para terem os direitos respeitados por lá. A esposa de um diabético confidenciou isso pelo twitter esses dias. Em Caxias-MA, a prefeitura paga não somente todo o tratamento, como a despesa de transporte para acompanhamento médico em Teresina. Isso mensalmente, sem falhas, inclusive oferecendo a tal insulina especial. Conheço também uma mãe em Recife que recebeu do SUS a famosa Bomba de Infusão de Insulina - o que de há de mais sofisticado em tratamento para diabetes, e que custa em torno de R$ 11.000,00, fora a manutenção. Olha só que maravilha!
É muito fácil falar quando não se vive o problema. A desculpa da vez é FALTA DE VERBA. Ninguém da FMS fala de leis... Então, digamos que a FMS não tenha a tal insulina em questão, que tal liberar o resto, tirinhas e agulhas? Isso já ajudaria. E muito. O negócio é que esse problema é sério e é sim vivenciado por muita gente. Não se trata de uma confusão promovida por uma mãe cheia de frescura, como ficou nitidamente apresentado no texto da defesa. Lamentável!
O problema é falta de vontade mesmo: doencinha séria e sem cura, pelo visto. Não há medicação pra isso, mas pelo menos não leva ninguém a cegueira, amputação de membros, insuficiência renal. Sorte a dos gestores e coitados dos diabéticos! Tem outra questão, é melhor investir em medicação - especial ou não - ou esperar os efeitos devastadores do diabetes mal controlado que onera os cofres públicos cada vez mais?
Vale só acrescentar que é difícil acreditar na administração pública que, na hora de sonegar medicação, se agarra às leis, mas na hora de cumprir o básico, como a coleta de lixo, se perde. Seria esse um dos deveres dos administradores do município, não é? Esse tema virou polêmica, ganhando espaço em todas as mídias por afetar diretamente a vida e o dia a dia de toda a população teresinense. Ela pressionou e a solução apareceu. Mas quantos diabéticos Tipo 1 há em Teresina mesmo, hein? Concluindo, é fácil desdenhar da minoria e, mais fácil ainda, é dar uma boa desculpa.
Só espero de Deus muita saúde para eu e meu marido continuarmos nessa luta injusta!

Só para finalizar, deixo os dois primeiros parágrafos do Artigo da Lei n° 11.347 de 27/09/06, a jornalista da FMS havia colocado apenas o primeiro:

§ 1o O Poder Executivo, por meio do Ministério da Saúde, selecionará os medicamentos e materiais de que trata o caput, com vistas a orientar sua aquisição pelos gestores do SUS.

§ 2o A seleção a que se refere o § 1o deverá ser revista e republicada anualmente ou sempre que se fizer necessário, para se adequar ao conhecimento científico atualizado e à disponibilidade de novos medicamentos, tecnologias e produtos no mercado.

O segundo parágrafo fala da evolução do tratamento. Que atualização na lista de medicamentos está sendo realizada no momento? O que a Fundação Municipal de Saúde tem feito para melhorar a qualidade de vida e o tratamento dos diabéticos?

[Para quem quiser saber mais sobre a lei, segue o link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11347.htm ]

Obrigada mais uma vez, Manuelzinho!

Jeane Melo - Jornalista e publicitária
Mãe do Enzo, hoje com 5 anos, diabético desde os 9 meses de vida.

Mas uma vez, quero deixar bem claro ao pessoal da FMS, que o blog está aberto para explicações.

29 outubro 2010

O Mundo Tremeu (Parte 16)


Qual o melhor (ou pior) comentário sobre a notícia acima:

a) Lula detesta concorrência, por isso o interesse pelo carro.

b) Lula quer diminuir os gastos com o álcool.

c) O carro não aprovou Lula. Disse que o presidente cheira a álcool.

d) Todas as alternativas acima.

27 outubro 2010

Direito de Resposta

Recebi um email da Samanta Petersen, ela que é da Assessoria de Comunicação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), no qual ela solicita um direito de resposta referente ao caso da falta de insulinas naquele órgão tratado em nosso último post. Lógico que este blog concedeu, afinal, nosso intuito não é denegrir nada nem ninguém. Se em algum momento falhamos e deixamos transparecer isso, me perdoem. O que queremos, de fato (e de direito), é que as coisas funcionem como devem funcionar. Agora, sem mais conversa, vamos à defesa da FMS:

Caro,

A Fundação Municipal de saúde esclarece que não é verdadeira a informação que está faltando insulina nos centros de saúde e hospitais municipais. Também não é verdadeira a afirmação que “a Fundação Municipal de Saúde não tem um ‘pingo’ de respeito e preocupação com os diabéticos e deixa, costumeiramente, faltar estes medicamentos e materiais tão indispensáveis para as centenas (quem sabe até milhares) de Enzo’s que dependem dele para viver”.

Qualquer pessoa, seja ela usuária ou não do SUS e das insulinas fornecidas pelo sistema, poderá comparecer nas Unidades de Saúde de Teresina e comprovar a existência de estoques das insulinas padronizadas pelo Ministério da Saúde.

O Parágrafo 1° do Artigo 1° da Lei n° 11.347 de 27/09/06, citada pelo autor do blog, diz que “O Poder Executivo, por meio do Ministério da Saúde, selecionará os medicamentos e materiais de que trata o caput, com vistas a orientar sua aquisição pelos gestores do SUS”.

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME, na sua 6ª Edição (2009) orienta quais são as insulinas que deverão ser fornecidas pela Fundação Municipal de Saúde (e por todas as secretarias de saúde do país):

• Insulina humana NPH, suspensão injetável 100UI/mL – disponível na apresentação frasco com 10mL;
• Insulina humana regular, solução injetável 100UI/mL – disponível na apresentação frasco com 10mL.

A FMS fornece as insulinas determinadas pelo Ministério da Saúde e estas estão sempre à disposição dos diabéticos teresinenses e podem ser adquiridas com receita médica nos postos de saúde ou nos hospitais.

O presidente da FMS, Pedro Leopoldino não faz “vista grossa” como foi acusado no post. Mas no caso citado pelo blog, a insulina utilizada pelo menor não está na lista do Ministério da Saúde como obrigatória e desta forma não tem na farmácia da Fundação. Se a referida mãe fizer o tratamento da criança com a insulina fornecida a todos os pacientes diabéticos de Teresina, atendidos pelo SUS, o medicamento não estará em falta.

Já no caso específico, é preciso aguardar uma licitação e a dotação orçamentária para que o medicamento seja comprado excepcionalmente para a referida criança.

A FMS está à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Ok, Samanta, eu até entendo que pode ter havido um certo exagero em algumas partes do meu post, afinal, você nos relata que tem insulina, só não atende ao caso específico tratado na postagem, mas eu ainda não compreendi porquê tanta demora na entrega das insulinas do Enzo se, de acordo com a Jeane, ela solicitou isso há mais de 3 (TRÊS) meses.

São medicamentos de EXTREMA necessidade. É para tratar o caso mais grave da diabetes e mesmo assim não existe uma prioridade no caso? Isso é que eu preciso entender. Que morosidade é essa em torno de um assunto de tamanha delicadeza? Será que o que está faltando não é apenas um pouco mais cobrança por parte da Fund. Mun. de Saúde com o Ministério da Saúde (ou seja lá quem esteja dificultando isso) para que os medicamentos sejam obtidos e liberados mais fácil e rapidamente?

Mais uma vez (e quantas vezes forem necessárias) o blog disponibiliza este espaço para os esclarecimentos. Fiquem a vontade!

23 outubro 2010

Enzo’s estão sem receber insulina

Ocuparei este espaço, hoje, para falar de um assunto muito relevante e que deveria ser tratado com muito mais respeito, atenção e delicadeza: o diabetes. Focaremos aqui o caso mais grave: o diabetes em crianças (tipo 1).

Aliás, me parece que quando o assunto são doenças crônicas como esta que abordaremos aqui, as três palavras que citei acima (respeito, atenção e delicadeza) passam é longe da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Já venho acompanhando há algum tempo, no Twitter, o drama e as reclamações da Jeane Melo. Jeane é bastante conhecida dos piauienses, especialmente dos teresinenses, por estar sempre envolvida em boas causas, seja ela no campo publicitário ou nos programas especiais promovidos pela Tv Cidade Verde, onde ela trabalha.

E que drama é este?

É que Jeane tem um filho, Enzo (5 aninhos), uma criança linda, cheia de vida, amor e exemplo a dar, e que sofre de diabetes desde os 9 meses de vida. Como se não bastasse, Enzo contraiu o pior caso desta doença avassaladora: o diabetes tipo 1.

[Pausa para explicar um pouco desta terrível doença]

Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

[Agora que você já se interou do assunto, voltemos a falar do caso Enzo]

Isso que vocês acabaram de ler é apenas uma PEQUENA explicação sobre o diabetes. E o tipo 1, que, como já disse, é o caso do Enzo, vai muito além das palavras e exemplos acima. A Jeane me contou que o Enzo é monitorado 24 horas por dia; 7 dias por semana; 366 dias por ano (no caso do ano ser bissexto).

E o tratamento?

O tratamento e controle das taxas de glicose no sangue são feitos através de injeções de insulina (principal hormônio que regula a quantidade de glicose absorvida pelas células e que é produzida pelo organismo, ou, no caso de quem sofre de diabetes, não é produzida e deve ser injetada para manter a regularidade das taxas de glicose), que são aplicadas muitas vezes ao dia. Quantas vezes forem precisas.

Não é um tratamento barato. A Jeane me relatou que chega a gastar mais de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) com insulinas e o material para aplicação e controle.

E se a Jeane não pudesse arcar com esta despesa?

Bem, de acordo com a lei nº 11.347 (em vigor desde 27 de setembro de 2007), “os portadores de diabetes receberão GRATUITAMENTE, do Sistema Único de Saúde – SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia...”

Oxente! Então por que a Jeane tá gastando esta fortuna toda se a lei ampara quem é diabético e fornece os medicamentos e materiais necessários para aplicação e controle, gratuitamente?

Porque a Fundação Municipal de Saúde não tem um ‘pingo’ de respeito e preocupação com os diabéticos e deixa, costumeiramente, faltar estes medicamentos e materiais tão indispensáveis para as centenas (quem sabe até milhares) de Enzo’s que dependem dele para viver.

A Jeane não se indigna a toa, amigos. Faz mais de 3, TRÊS... TRÊS meses, Sr. Pedro Leopodino (atual Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina), que a Jeane solicitou insulinas para seu Enzo e até agora... NADA! Nem notícia. Ela (Jeane) me falou ainda que já chegou a esperar mais de 6 meses para ter sua solicitação atendida.

É, amigos, agradeçam a Deus por mais isto: não precisar das insulinas fornecidas pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Seis meses. O que poderia acontecer com o Enzo neste espaço de tempo entre a solicitação e o recebimento do medicamento? Bem, vou ter que usar palavras fortes: Enzo poderia morrer ou, na “melhor” das hipóteses, ficar cego e ter membros amputados.

Ficaram arrepiados? Eu fico é INDIGNADO! Indignado com o Sr. Pedro Leopodino, que é médico e sabe o quanto esta doença é AVASSALADORA, e mesmo assim, mesmo à frente da Fundação Municipal de Saúde, “fecha os olhos” ou faz “vista grossa” para o problema. Indigno-me com as pessoas que não agem de acordo com as leis deste país. A Jeane (e tantas outras pessoas) não está pedindo favor, ela conquistou o DIREITO de receber estes medicamentos e materiais, GRATUITAMENTE.

Então é isso pessoal. Espero que alguém da Fundação Municipal de Saúde leia este post (protesto/desabafo) e o repasse para o Dr. Pedro Leopodino e que este providencie, o quanto antes, o fornecimento das insulinas para os Enzo’s que dependem deste medicamento para viver. E que não deixe mais faltar os tais medicamentos.

Abraços!

(*) Obrigado, Jeane, pelas informações. Espero que este post faça tanto barulho quanto os fogos que soltaremos quando o Enzo receber, da Fundação Municipal de Saúde, as insulinas.

17 outubro 2010

Casar novamente, por que não?

Calmalá. Não me venham pedir pra serem convidados ou darem seus votos de "felicidades e vida longa ao casal" porque eu não vou casar. Quer dizer, não agora.

Conheço muita gente casada que fala "se um dia eu me separar, não quero mais saber de p*rra de casamento nunca mais". Aí eu pergunto: Por quê? Sério, não dá pra entender como é a mentalidade destas pessoas a cerca do casamento. Se não deu certo com uma pessoa não pode dar certo com mais ninguém?

Eu sou separado (como vocês sabem ou, no mínimo, deveriam saber... rsrs) e, podem acreditar, tenho muita vontade de casar novamente. Não é porque não deu certo com minha ex-mulher que vou achar que não irá mais dar certo com ninguém. É tudo muito relativo.

Agora, eu até entendo um pouco o pensamento destas pessoas a respeito de casar novamente. Casar não é pra qualquer um mesmo não - falo do relacionamento em si, não da cerimônia. É preciso, antes de mais nada, ter vontade. Muita vontade. Depois, é preciso saber que casamento é todo dia. É preciso casar "todo dia".

Outra coisa, um sempre terá que ceder, senão, é separação na certa. Porque todo casal tem suas desavenças. Não conheço um casal, nem 'unzinho' sequer, que nunca tenha discutido e/ou ficado ‘de mal’ por uns dias. Isso é muito normal. E é aí que alguém tem que ceder pra poder continuar o relacionamento. (Devo admitir que eu nunca gostei das brigas com minha ex-mulher, mas das reconciliações... humm)

Algo muito normal, afinal, estamos falando de seres humanos, e vocês sabem o quanto somos complexos. E no caso do casamento são duas personalidades. Muitas vezes, bem diferentes uma da outra. Querem o quê?

Uma coisa que deve fazer as pessoas dizerem que "se separarem nunca mais casam" deve ser a falsa ilusão de liberdade, de não ter alguém pra ficar sempre "pegando no pé". Sim, isso é uma falsa ilusão, pois como disse um poeta, "todo mundo necessita de alguém que lhes dê atenção". A gente sente falta disso. No fundo, no fundo, nós gostamos que “peguem” no nosso pé. Sim!

No caso dos homens, o que mais conta é: o fato de não gastar "todo" seu dinheiro pagando roupas pra mulher (que admito, são caras mesmo), caso estas não trabalhem, ou mesmo com a despesa de uma casa (que também não é baixa). Mas isto também é uma falsa ilusão. Quando estava casado eu pensava "pô, se eu consigo pagar as despesas da casa, comprar roupas para mim, pra mulher e pra nossa filha, e as vezes ainda saio pra comer alguma coisa fora (falo de comida mesmo, ok? rs), já pensou o "estrago" que daria pra fazer se eu fosse solteiro?"

Separei. E? E a despesa continuou igual - se não tiver aumentado. Porque quando você tá solteiro, o que não faltam são 'baladas' para você ir. Consequentemente, isso requer certo gasto que, não vou mentir, fica elevado por conta dos inúmeros lugares que você passa a frequentar, a convite dos amigos que nunca faltam pras farras.

E no meu caso, que tenho que pagar pensão e aluguel? Pois é.

Mas tem aqueles que sabem que ao se separarem, voltarão pra casa da mamãezinha e não terão ali as despesas d’uma casa, e outras “vantagens” mais. Estes, NUNCA deveriam ter casado. Casamento é para quem tem coragem de enfrentar desafios. O primeiro – e maior – deles, para muitos, é viver (ou sobreviver), muitas vezes, apenas com um salário mínimo e mesmo assim conseguir arcar com as despesas.

Casamento é planejamento. É desafio. Não é fácil. Não é tão difícil. E é ótimo quando o casal se entende. Planejam as coisas juntos. Enfrentam os desafios juntos. Vencem juntos. Eu quero casar! Eu vou casar! Não sei quando, até porque nem encontrei alguém disposta a enfrentar este desafio comigo, porque além de casar eu pretendo viver com esta pessoa. Viver TAMBÉM para esta pessoa. E ela pra mim, claro!

Enfim, casar novamente... Por que não?

P.s: Nem tenho tanta pressa assim! =D

14 outubro 2010

Ser motoqueiro...

É gostar de vento na cara...

É gostar de cortar caminho por cima de calçadas...

É querer estar na frente, desviando dos retrovisores dos carros, para quando o sinal abrir...

É não se importar com cabelo penteado [despenteado], calvície...

É ter atenção para não se lascar na lateral do carro de um "fela da p*ta" qualquer que não olha pro retrovisor e faz manobras como se fosse o dono da rua...

É saber que andar de moto é desafiar ou desviar da morte muitas vezes por dia...

É levar uma “barrufada” de fumaça de um caminhão e manter o bom humor...

É saber que no asfalto é pra rodar os pneus e não rolar (e ‘ralar’) o corpo...

É tudo isso e muuuuito mais...

11 outubro 2010

O mundo tremeu (Parte 15)


**********

Este é o tipo de notícia que engasga a gente, fala sério!

Não, obrigado!

05 outubro 2010

Ow se fica!

Slogan da campanha à deputado federal do humorista Tiririca: "Vote Tiririca, pior que tá não fica!"

**********

Manchete da maioria dos jornais e portais de notícias do Brasil, nesta segunda-feira: "Tiririca, o candidato a deputado federal mais votado do Brasil"

**********

Meu comentário: Pior do que tá não fica??? Ahhhh! Fica sim, né Tiririca? Abestado!

04 outubro 2010

ArLinda!


As vezes eu fico pensando em como era minha vida antes de eu entrar “de cabeça” na internet.
Repetidas vezes eu me sentia só. Sem ter com quem trocar uma idéia bacana.
Lembro que às vezes, muitas vezes, um caderno de rascunhos foi meu melhor amigo.
Incontestavelmente, a gente só é feliz quando “convive” com pessoas da nossa “tribo”.
Não, eu não me sentia feliz porque eu sempre quis mais. Sempre quis o melhor. Ser o melhor.
Dormia e acordava pensando em como fazer pra reverter isso, e ter por perto as pessoas que eu queria.
Ah! E eu tinha [e ainda tenho] o sonho de ser jornalista. Só que apareceram barreiras...

Mas, quem diria, na internet eu comecei a encontrar a solução para os meus problemas.
O passo inicial para a “mudança de vida” foi a criação de um blog. O meu blog.
Num belo dia, eu percebi que uma pessoa muito especial passou a ser minha “seguidora”.
Tratava-se de Arlinda Monteiro. Até então, apenas uma bela (em todos os sentidos) leitora.
Então, noutro dia, vi que ela passou a ser minha seguidora no Twitter. Passamos a “trocar idéias”.
Impressionei-me com sua simplicidade, seu jeito meigo, sua maneira de analisar diversos assuntos...
Revirei seu perfil no Orkut e vi que, além de tudo, ela está sempre em boas companhias.
Obrigo-me a dizer que fico cada dia mais encantado com ela e espero ansioso pelo dia em que vou conhecê-la pessoalmente. (Sim, só nos conhecemos ‘virtualmente’).

Um dia eu falei que estava afim de escrever mas não sabia sobre o quê, então a ArLinda falou: Escreve sobre mim. Taí! =)

Para seguir a ArLinda no Twitter, clique AQUI.
Para me seguir no Twitter, clique AQUI.

(*) Graças ao Ministro Gilmar Mendes, hoje eu sou jornalista. De "meia-tijela", é verdade. Mas sou! =D

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO