05 agosto 2008

Correção ortográfica é para poucos

Uma das coisas que me deixam puto chateado são os erros ortográficos. Eu sei que eu mesmo os cometo, mas eu faço o possível para evitar. Sempre que eu estou fazendo (escrevendo) uma postagem eu uso um Dicionário para me auxiliar e evitar erros. Mas eu acredito que eu sou uma espécie rara a fazer isso, porque o que eu vejo de erro ortográfico em blogs e sites que eu "visito"... não está escrito.

Tem hora que eu não sei se o "sujeito" que escreveu a matéria / postagem está perguntando ou respondendo, porque ele usa "Porque?" em perguntas e "por que" em respostas, sendo que é o contrário.

Para os que fugiram / gazeram / cabularam aulas de português, aí vai uma breve explicação:

Por que: usado em frases interrogativas (diretas e indiretas). Ex: Por que ele não voltou? Também é usado em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações). Ex: As ruas por que passamos eram sujas (por que = pelas quais).

Porque: usado em frases afirmativas e em respostas. Ex: Não fui ao shopping porque estava sem grana.

Por quê: usado no final de frases. Ex: Você está triste por quê? Ela não veio não sei por quê.

Porquê: usado como substantivo. Ex: Todos sabem o porquê de seu medo.

Eu tenho mania de ficar lendo meu blog várias vezes ao dia e acho que todos os blogueiros e ou jornalistas deveriam fazer o mesmo (ver e rever suas postagens). Acho que leio meu blog umas 10 (dez) vezes por dia. As vezes, em uma dessas leituras, eu encontro um errinho (apesar de ler todo o post antes de publicá-lo) e trato logo de corrigir. Eu não ganho nada - além de amigos e inimigos - com este blog, mesmo assim eu tenho essa preocupação e fico indignado com alguns sites e blogues que têm um faturamento mensal até bom e um conteúdo cheio de erros, o que me levou à seguinte conclusão: eles "não" lêem o próprio site / blog. É horrível isso!

Bem, espero ter ajudado ou pelo menos ter levantado uma reflexão sobre o assunto. Até mais!


0 comentários:

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO