23 maio 2008

Dica de Leitura: Rei Lear

Aproveitei o feriado de Corpus Christi para ler um livro que me foi emprestado por um grande amigo, Adilson Lira. O livro: Rei Lear de Willian Shakespeare. Foi o primeiro livro que lí do referido autor e devo confessar, Shakespeare merece as honras que lhe foram concedidas. A história é muito interessante. Abaixo, um pequeno - pequeníssimo eu diria - resumo do livro:

Tem pai que é cego. Os conselheiros do Rei Lear bem que tentaram alertá-lo, mas ele não percebeu o erro que estava cometendo ao dividir seu reino entre apenas duas de suas filhas, Goneril e Regane, deserdando a terceira, Cordélia. Uma vez de posse das terras, Goneril e Regane tanto tramaram contra o velho pai que ele acabou ao relento, debaixo de uma tempestade, passando a noite em uma cabana habitada por um mendigo que todos juravam ser louco. Mas, nesse texto, nem tudo é o que parece ser. Em vez de indigente e louco, Edgar é um nobre, vítima do interesse e da ganância do irmão, que o traiu ao acusá-lo falsamente diante do pai, e o obrigou a buscar refúgio na floresta. Ele vai ajudar Cordélia — a filha expulsa do reino por aparentar indiferença diante da divisão da herança — a lutar para reaver o reino e a honra de Lear, ultrajada pelas duas filhas perversas. Escrita há quase 400 anos, Rei Lear (1606) é uma das peças mais famosas de Shakespeare. A trama é tão cruel que, até o século XIX, ela foi apresentada com alterações. Por exemplo: o casamento de Edgar e Cordélia, como final feliz. A versão original apresenta uma sucessão de traições e brigas opondo irmãos, pais e filhos, marido e mulher. Tudo no livro é tão sombrio que, mesmo em família, os personagens são incapazes de distinguir o amor verdadeiro da falsidade e da dissimulação. Rei Lear é uma história que até hoje perturba e inspira novos filmes, óperas e adaptações em livro.

Não perca tempo, vá à biblioteca mais próxima de sua casa e procure por esta facinante história.

Fonte do Resumo: Aprende Brasil


Ler também é um exercício...


0 comentários:

O BLOG

Este blog têm conteúdo fantasioso e não deve ser levado tão a sério. A cópia do conteúdo é permitida e incentivada, mas por favor, linken a fonte e dêem os devidos créditos. Melhor visualizado com os olhos abertos, resolução de 1024x768 ou superior e usando o navegador Firefox.

ULTIMAS POSTAGENS

TRANQUEIRAS

TwitterCounter for @manuelzinho100 Medir Directory of Entertainment Blogs Divulgue o seu blog!

Social Commentary Blogs - BlogCatalog Blog Directory who's online

blogs piauienses

eXTReMe Tracker

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template 'Mantis' by Ourblogtemplates.com 2008 | Customizado por MaNuElZiNhO

Voltar para o TOPO